Cuiabá, Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2025
MUDANÇA TRIBUTÁRIA
03.02.2025 | 14h09 Tamanho do texto A- A+

Mendes anuncia Programa MT33 para reduzir danos da reforma

Iniciativa terá ações para diminuir perdas com ajustes da reforma tributária aprovada no Congresso

Victor Ostetti/MidiaNews

Governador fez alerta à deputados em posse da Mesa na ALMT

Governador fez alerta à deputados em posse da Mesa na ALMT

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (União) anunciou nesta segunda-feira (3) a criação do Programa MT33, que será criado para mitigar os possíveis danos da reforma tributária no estado de Mato Grosso.

 

Até o final de fevereiro ou início de março vamos apresentar aos senhores um programa chamado MT33

Segundo Mendes, a reforma aprovada no Congresso será prejudicial para o Estado. Com isso, a partir de 2033, Mato Grosso poderia se “deteriorar” economicamente.

 

“Nós teremos uma reforma tributária que será muito desafiadora para o Estado de Mato Grosso. Se não tivermos muita responsabilidade fiscal até 2033, Mato Grosso vai deteriorar”, disse o governador durante discurso na posse de Max Russi (PSB) como novo presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

 

No governo a proposta deve ser montada pelo vice-governador Otaviano Pivetta, pelo secretário de Fazenda, Rogério Gallo, e pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia. E então entre o final de fevereiro e início de março deve ser apresentada para discussão na Assembleia.

 

“Até o final de fevereiro ou início de março vamos apresentar aos senhores um programa chamado MT33, que é um programa com diversas ações nos próximos anos para chegar em 2033 e não sermos engolidos por uma reforma tributária que não será boa para Mato Grosso”.

 

Segundo o chefe do Excutivo, a reforma vai acabar com a cobrança do ICMS na origem e no destino. As mudanças começam somente em 2033, mas medidas de transição já começam 2026.

 

“Só teremos o IVA [Imposto sobre Valor Agregado] daquilo que consumirmos dentro do Estado. Temos uma baixa população, 3,7 milhões de habitantes. Nossa capacidade de consumo é baixa. Precisamos entender isso e agir com cabeça e estratégia até lá”, alertou.

 

Mendes destacou que o Estado tem hoje o menor ICMS entre os estados brasileiros, com alíquota de 17%. Ele diz que fez a opção de não encaminhar à Assembleia o aumento de impostos neste momento.

 

Mendes também fez críticas ao Governo Federal. “Os juros estão na casa de 15%, o dólar oscilando e a inflação voltando porque o governo federal tem a contas públicas totalmente fora do controle”, disparou.

 

Leia também:

 

Mendes defende parceria e alfineta prefeitos "irresponsáveis"

 

Na posse, Max promete diálogo e harmonia com outros Poderes

 

Janaina: MDB cumpriu missão ao obter 2º cargo mais importante

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia