Cuiabá, Terça-Feira, 8 de Julho de 2025
CORTE DE ICMS
06.01.2023 | 07h00 Tamanho do texto A- A+

Mendes critica Lula e diz que Saúde perde e Petrobras lucra

Presidente prorrogou por 60 dias a isenção do PIS/Confins dos combustíveis

Mayke Toscano/Secom-MT

O governador eleito Mauro Mendes (União), que criticou o presidente Lula

O governador eleito Mauro Mendes (União), que criticou o presidente Lula

GUSTAVO CASTRO E CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (União) criticou a decisão do presidente Lula (PT) de prorrogar, por 60 dias, a isenção de PIS-Confins dos combustíveis.

 

Para ele, o petista estaria fazendo cortesia com o chapéu alheio e, com a desoneração, setores como a educação e saúde perdem, enquanto a Petrobras lucra.

 

A MP isentando o PIS/Confins foi uma das primeiras medidas do presidente Lula, que tomou posse no dia 1º.  A princípio, ele havia decidido não estender o benefício, mas voltou atrás depois de ouvir de aliados que isso poderia prejudicar a popularidade do governo logo nos primeiros meses de mandato.

 

"Mais uma vez o Governo Federal [errando]. Eu critiquei o Bolsonaro na época, então, vou manter a minha coerência e criticar, porque ele está fazendo cortesia com o chapéu alheio", disse o governador.

 

"Claro que tem um impacto [no bolso da população], mas não podemos fazer isso de maneira irresponsável. A saúde, educação estão perdendo com isso e a Petrobras lucrando", acrescentou.

 

Mesmo criticando o presidente, o governador afirmou que ainda é cedo para emitir opinião sobre a gestão de Lula.

 

Disse também que o momento é de "se torcer pelo Brasil".

 

"Ele foi eleito como presidente. Vamos torcer, vamos trabalhar, vamos ajudar no que for possível e necessário pra que dê certo para o bem de Mato Grosso, de nós mato-grossenses, de todos brasileiros", justificou.

 

A desoneração ocorreu às vésperas das eleições de 2022, ainda pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Além dos combustíveis, houve redução nas alíquota sobre telefonia e energia elétrica, o que impacta na arrecadação dos estados e municípios.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Souza  06.01.23 15h37
Robsosn José: O Lula não esta fazendo pensando no povo, mas sim em não perder a "popularidade" logo no começo. É tudo questão eleitoreira e o povo que se *****. "A princípio, ele havia decidido não estender o benefício, mas voltou atrás depois de ouvir de aliados que isso poderia prejudicar a popularidade do governo logo nos primeiros meses de governo."
13
20
ROBSON JOSÉ  06.01.23 11h08
Muito estranho!! O Bolsonaro fez o mesmo para tentar ganhar as eleições e ninguém reclamou. A diferença é essa, o Bolsonaro fez como prática eleitoreira, o Lula está fazendo para tentar melhorar a vida do povo trabalhador. as na visão de alguns, historicamente o povo é apenas um detalhe.
60
40