Cuiabá, Sexta-Feira, 5 de Dezembro de 2025
POST NO INSTAGRAM
02.08.2022 | 09h40 Tamanho do texto A- A+

MPE vai investigar deputado por publicar foto com criança armada

Gilberto Cattani alegou que arma era "de brinquedo"; despacho foi encaminhado por Borges ao Naco

Montagem/MidiaNews

Foto postada por Cattani

Foto postada por Cattani

VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

O procurador-geral de Justiça José Antônio Borges solicitou ao Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) que abra uma investigação contra o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) por compartilhar uma foto com uma criança segurando uma arma de fogo.

 

Na imagem (veja ao final da matéria), publicada no Instagram, o deputado aparece junto com um grupo de pessoas segurando uma espingarda. Já o menor está no colo de um adulto e também segura uma arma longa, aparentando ser de caça.

 

“O bolsonarismo é um grupo ‘perigoso’, formado por trabalhadores, cristãos, pais, mães de família, que tem Deus, pátria e família como princípios”, escreveu ele na foto.

 

A publicação de Cattani teve mais de 390 curtidas. A maioria dos comentários é defendendo a ideia da publicação.

 

No despacho, o procurador-geral de Justiça cita o fato da criança estar segurando uma arma que aparenta ser verdadeira. Ele determina o registro do docuemnto no Sistema Integrado do Ministério Público e a sua remessa ao Naco, para conhecimento e providências pertinentes.

 

No Estatuto da Criança e do Adolescente da legislação brasileira, Artigo 242 da Lei nº 8.069, é proibido vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente arma, munição ou explosivo.

 

A pena para este tipo de infração pode chegar a detenção de seis meses a dois anos, ou aplicação de multa, com o valor sendo determinado pela Justiça.

 

A reportagem entrou em contato com o deputado, que afirmou, por meio de assessoria, que ainda não foi notificado da ação. Mas apontou que a arma utilizada é "de brinquedo".

 

Veja foto publicada:

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Vitorio   02.08.22 16h05
Corretíssimo Procurador, como conhecedor por ter atuado por muito tempo na vara da Infância e Adolescente o ECA proibi imagens de crianças e principalmente com armas, só esses bolsonaristas que estão na bolha não tem conhecimento e nem cultura para definir o certo do errado!
28
8
Anderson  02.08.22 15h54
O bolsonarismo é uma doença que pode matar.
30
9
Luísa  02.08.22 13h56
O que o nobre Procurador tem feito em favor das crianças que ficam com seus pais o dia todo nos cruzamentos da cidade pedindo comida, dinheiro...?
16
29