Cuiabá, Quarta-Feira, 18 de Junho de 2025
R$ 62,8 MILHÕES
18.04.2024 | 14h13 Tamanho do texto A- A+

MT autoriza início de obras para melhorar fluxo na Miguel Sutil

Neste primeiro momento, não haverá interdições no local; via terá três intervenções

Mayke Toscano/Secom

O secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo de Oliveira

O secretário de Infraestrutura de Mato Grosso, Marcelo de Oliveira

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) assinou a ordem de serviço para o início das obras de um Complexo Viário na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. A obra receberá um investimento de R$ 62,8 milhões e prevê a realização de três obras no entorno da trincheira Jurumirim.

Com a assinatura da ordem de serviço, o Consórcio Complexo Leblon, vencedor da licitação, irá começar a preparação do canteiro de obras. A primeira ação prevista é a sinalização e melhorias das rotas de desvio que serão necessárias para a construção da obra. 

Neste primeiro momento, não haverá interdições no local. Segundo o plano de trabalho, a previsão é que os desvios comecem a ser utilizados dentro de 45 dias, quando será preciso fechar a rotatória da Rua Boa Vista, na Avenida Miguel Sutil.

As rotas alternativas serão divulgadas pela Sinfra-MT antes da interdição.

Entenda a obra

O Complexo Viário será composto por três intervenções na Avenida Miguel Sutil e entorno.

A primeira é a escavação de uma nova trincheira na altura da Rua Boa Vista, que dá acesso ao bairro Jardim Leblon e depois à Avenida Archimedes Pereira Lima. A trincheira será construída em um dos lados da Avenida Miguel Sutil, na pista sentido Coxipó-Rodoviária. Ao mesmo tempo, será feita a duplicação da Rua Boa Vista. 

Com isso, os motoristas que quiserem seguir pela Avenida Miguel Sutil poderão dirigir pela parte inferior da nova trincheira, sem precisar parar no semáforo existente naquele ponto. Deverão trafegar por cima da trincheira apenas quem quiser acessar a Rua Boa Vista.

Na pista sentido Rodoviária-Coxipó, não haverá intervenção. Quem quiser entrar na Rua Boa Vista deverá acessar o retorno pela parte superior da trincheira. O objetivo é eliminar o congestionamento nesse cruzamento.

Divulgação

trincheira

Trincheira prevista no projeto


Com a duplicação da Rua Boa Vista, será possível sair da Avenida Arquimedes Pereira Lima e chegar até a Miguel Sutil por esse caminho. A medida irá ajudar a desafogar o trânsito dentro do Jardim Leblon e em outros acessos à Miguel Sutil, como o da Avenida dos Trabalhadores.

 

Alargamento do viaduto e construção de elevado

A segunda intervenção será o alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA e a construção de um pequeno elevado sobre a Miguel Sutil, permitindo que os motoristas saiam da trincheira Jurumirim e possam pegar o acesso à Avenida do CPA.

Atualmente, quem dirige pela trincheira tem apenas a opção de seguir reto pela Avenida Miguel Sutil. Quem quer descer para a Avenida do CPA precisa percorrer toda a parte superior da Trincheira Jurumirim, passando por duas rotatórias.

Por isso, o viaduto sobre a Avenida do CPA será alargado dos dois lados, com a inclusão de uma terceira pista. Ao mesmo tempo, no fim da parte superior da trincheira, no sentido de quem vai para a Rodoviária, será construído um pequeno elevado.

Com isso, quem está na parte de cima e deseja seguir pela Avenida Miguel Sutil irá seguir por este viaduto. Quem vem por dentro da trincheira poderá cruzar por baixo do elevado e pegar o acesso até a Avenida do CPA.

Trincheira da Trigo Loureiro

A terceira obra é uma trincheira por baixo da Avenida Miguel Sutil, na altura da Rua Desembargador Trigo Loureiro. Essa mudança também irá impactar o trânsito na Avenida do CPA.

Atualmente, quem está na Avenida do CPA, sentido Bairro-Centro, precisa fazer o retorno em frente ao Hotel Taiamã para acessar a Miguel Sutil em direção ao Coxipó, gerando um grande ponto de congestionamento.

A proposta é eliminar esse retorno. Quem segue pela Avenida do CPA, sentido bairro - centro, deverá acessar a Avenida Miguel Sutil pelo acesso ao lado da Academia Smart Fit, para então acessar a trincheira da Trigo Loureiro e acessar a pista com sentido ao Coxipó.

O prazo dado para execução dos serviços é de 540 dias.

 

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COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

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Jurandil prado   19.04.24 07h48
Na rotatória do círculo militar e na av José Rodrigues do Prado nada trânsito tenso qualquer horário do dia
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Joneci   18.04.24 17h18
Parabéns ao governador, buscando melhorar a fluidez do trânsito na capital.Mas é bom também dar uma olhada na rua paralela do viaduto do distrito perto do Senai, quando chove vira um rio naquela região, cadê as boca de lobo para correr as águas da chuva?
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EDILSON MOTA SAMPAIIO  18.04.24 17h11
Parabéns Secretário Marcelo Padeiro!!
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Henrique do Carmo Barros  18.04.24 16h59
No viaduto da UFMT, o estrangulamento no fluxo pra quem está na Av. Tancredo Neves, nas duas direções. Com uma intervenção simples poderia diminuir o fluxo de veículos na rotatória sob o viaduto. Explico: pra quem está na Fernando Correa no sentido bairro- centro, se quiser retornar paro o bairro, tem de pegar a alça ao lado da UFMT, e tem que acessar a rotatória pra retornar. A saída rápida é construir uma alça de retorno sob o viaduto evitando o uso da rotatória para retornar para o bairro. tem espaço disponível de ambos os lados e tb altura para passagem inclusive de ônibus.
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Juninho  18.04.24 16h23
Parabéns ao governo do estado por tentar melhorar o tráfego nessa região. Mas não podemos esquecer secretário de finalizar as obras da Estrada do Moinho. Calçadas inacabadas, bocas de lobo abertas, canteiros centrais sem finalizar, sem sinalização na via, etc.
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