Cuiabá, Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025
LICENÇA AMBIENTAL
18.07.2025 | 18h30 Tamanho do texto A- A+

Nova lei é um "tapa na cara da burocracia", diz Mendes; vídeo

Segundo governador, projeto destrava obras importantes para o país, como a Ferrogrão

Mayke Toscano

O governador Mauro Mendes, que comemorou a aprovação do projeto

O governador Mauro Mendes, que comemorou a aprovação do projeto

GIORDANO TOMASELLI E CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (União) comemorou a aprovação, pelo Congresso Nacional, do projeto de lei que estabelece novas regras de licenciamento ambiental.

 

O país não pode ficar longas décadas discutindo o licenciamento de uma ferrovia como a Ferrogrão, que vai economizar muito

De acordo com o texto, aprovado nesta quinta-feira (17), serão criados novos tipos de licença, como para empreendimentos estratégicos e de adesão por compromisso com procedimentos simplificados, além de prazos menores para análise.

 

Segundo o governador, as novas regras são um “tapa na cara da burocracia” e, caso sancionadas pelo presidente Lula (PT), devem agilizar o andamento de diversas obras e atividades econômicas, hoje lentas por demora nas leis ambientais.

 

“Esta lei acaba com a burocracia. Esta nova lei é um tapa na cara da burocracia, e só não está defendendo ela quem joga contra o Brasil. Só não está defendendo ela quem quer usar o meio ambiente para barrar o crescimento da nossa economia, para barrar o crescimento do país”, declarou nesta sexta-feira (18) durante evento de assinatura das ordens de serviço para duplicação da BR-163. 

 

O governador citou exemplos e afirmou que até a Ferrogrão, ferrovia que visa interligar o município de Sinop ao Porto de Mirituba, no Pará, será beneficiada caso a nova legislação entre em vigor.

 

“O país não pode ficar 15 anos para licenciar uma mina de potássio quando o Brasil é altamente dependente. O país não pode ficar décadas para licenciar a navegação quando ela é altamente viável e rentável para o país”.

 

“O país não pode ficar longas décadas discutindo o licenciamento de uma ferrovia como a Ferrogrão, que vai economizar muito para o nosso país e para o agronegócio e que vai reduzir a emissão de milhões de toneladas de carbono. Então esta lei acaba com a burocracia”, afirmou.

 

Mudanças

 

No projeto aprovado pelo Congresso há pontos polêmicos e que se tornaram alvos de críticas de ambientalistas, que apelidaram o texto de “PL da Devastação”.

 

Um deles é a autorização da mineração nas novas regras de licenciamento; o outro é uma emenda que pode acelerar a exploração de petróleo na margem equatorial.

 

Os ambientalistas e críticos do projeto alegam que ele facilita a emissão de licenças sem compromisso de proteção a florestas, rios, lençóis freáticos e solo. O texto segue para sanção do presidente Lula.

 

Vídeo:

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia