Parentes de um dos terroristas responsáveis pelos ataques em Londres no último sábado pedem que possam "sofrer em paz". O atentado, reivindicado pelo Estado Islâmico, deixou pelo menos sete mortos e 48 feridos. Os terroristas atropelaram pessoas que caminhavam na London Bridge e esfaquearam outras que se divertiam no Borough Market.
"Eu não sei de nada. Nós não fomos avisados sobre o que estava acontecendo. Nós apenas queremos sofrer em paz", disse o cunhado de Khuram Butt, segundo o jornal britânico "The Sun".
Os vizinhos do terrorista afirmaram que ele promoveu um churrasco em seu apartamento na semana passada e, após do episódio, agora acreditam que o evento possa ter sido uma despedida. Assim como Rachid Redouane, Butt vivia na região de Barking, na capital inglesa.
"Na última semana ele preparou um churrasco e convidou todos nós. Estou pensando: isso foi um bota-fora?", afirmou um dos vizinhos ao programa televisivo "Good Morning Britain".
Ken Chigbo, de 26 anos, mora no mesmo prédio e disse que achava Butt "bastante sociável", segundo o jornal britânico "Metro". Outro morador do edifício, que preferiu não se identificar, contou que não consegue ententer os motivos de Butt. "Ele tem um filho pequeno e um bebê. É loucura", acrescentou.
Mark Rowley, comissário assistente da Polícia Metropolitana, informou que Butt, cidadão britânico de 27 anos nascido no Paquistão, era conhecido pelos serviços de inteligência britânico, MI5, mas não havia evidência de planejamento da ação. Ele teria aparecido em um documentário sobre jihadistas no Reino Unido, veiculado no ano passado no "Channel 4" da TV britânica, chamado "The Jihadis Next Door" (Os Vizinhos Jihadistas, em tradução livre).
Não há (vestígios de) inteligência que indiquem que o ataque estava sendo planejado e a investigação tinha sido priorizada — disse a polícia.
O nome do terceiro criminoso por trás dos ataques na London Bridge, em Londres, no sábado passado, foi divulgado nesta terça-feira pela Polícia Metropolitana de Londres. O italiano-marroquino Youssef Zaghba, de 22 anos, teria agido junto a Khuram Butt e Rachid Redouane.
O Comando Contraterrorismo da Polícia Metropolitana de Londres divulgou foto e nome dele. A instituição disse que ele não era conhecido pelo serviço de inteligência britânico. A informação foi noticiada primeiramente por veículos de comunicação da mídia italiana.
0 Comentário(s).
|