O cargueiro Morning Midas, que pegou fogo no início de junho com mais de 3.000 carros zero km a bordo, afundou nesta segunda-feira (24) em águas internacionais ao sul do Alasca, segundo a Guarda Costeira dos EUA.Naufrágio ocorreu a 5 mil metros de profundidade.
O Morning Midas afundou na segunda-feira (23), por volta das 16h35 (horário local), em uma área remota do Pacífico Norte, a cerca de 770 km da costa do Alasca.
Segundo comunicado da operadora Zodiac Maritime, o casco foi comprometido por semanas de incêndio e más condições climáticas.
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A água invadiu os compartimentos e o navio afundou em uma região com cerca de 5.000 metros de profundidade.
Navio carregava combustível e óleo pesado. A embarcação transportava 350 toneladas de gás combustível (MGO) e 1.530 toneladas de óleo combustível de baixo teor de enxofre (VLSFO), segundo a Marine News Magazine.
O volume elevou a preocupação com vazamentos e danos ambientais.
Monitoramento ambiental continua. Rebocadores com equipamentos antipoluição seguem posicionados na área, segundo a Guarda Costeira dos EUA. Até o momento, não foram detectadas manchas de óleo ou detritos flutuantes.
Uma terceira embarcação especializada — o navio Endeavour — foi enviada ao local para reforçar a vigilância.
Incêndio começou na área com carros elétricos. As primeiras chamas surgiram no deque onde estavam os veículos 100% elétricos, conforme apuração da Associated Press.
A fumaça foi registrada em 3 de junho, quando o navio estava a 490 km da Ilha Adak. A tripulação tentou conter o fogo, sem sucesso.
Mais de 3 mil carros estavam a bordo. O cargueiro transportava entre 3.048 e 3.159 automóveis 0 km, incluindo de 65 a 70 elétricos, 681 híbridos e os demais a combustão. Os dados constam nos relatórios da Guarda Costeira dos EUA e da Zodiac Maritime.
Tripulação foi resgatada sem ferimentos. Os 22 tripulantes abandonaram o navio em segurança logo após o início do incêndio e foram resgatados por uma embarcação mercante que passava pela região, segundo autoridades norte-americanas.
Equipes de salvamento atuaram por semanas. Rebocadores como o Gretchen Dunlap e o Garth Foss chegaram ao local nos dias 9 e 16 de junho, respectivamente. Eles atuaram sob coordenação da Resolve Marine, conforme noticiado pelo portal gCaptain.
Destino era o México
O Morning Midas foi construído em 2006 e navegava sob bandeira da Libéria. A embarcação era operada pela britânica Zodiac Maritime e estava fretada pela chinesa Anji Logistics, subsidiária da SAIC Motor — grupo responsável por marcas como Chery e GWM.
Sincerity Ace teve cinco mortos: o acidente ocorreu no fim de 2018, no Pacífico, com 3.500 carros da Nissan. O fogo se espalhou rapidamente e impediu o resgate de parte da tripulação.
Grande Europa pegou fogo perto da costa da Espanha: o navio transportava veículos novos e sofreu dois incêndios em maio de 2019, próximo de Palma de Maiorca. A embarcação foi considerada perda total.
Grande America afundou no Golfo da Biscaia: também em 2019, o navio da Grimaldi levava 2.100 veículos -- entre eles unidades raras do Porsche GT2 RS. O incêndio foi agravado pela presença de carga inflamável.
Höegh Xiamen queimou no porto de Jacksonville: o fogo começou em junho de 2020, pouco após o carregamento de veículos usados. A causa foi atribuída a uma bateria mal desconectada. O navio ardeu por dias e foi considerado perda total.
Felicity Ace afundou com carros de luxo: em 2022, o navio transportava cerca de 4.000 veículos da Porsche, Bentley e Lamborghini. Pegou fogo perto dos Açores e não pôde ser salvo. O prejuízo foi estimado em mais de meio bilhão de dólares.
Fremantle Highway matou um tripulante: o incêndio começou em 2023 no deque com veículos elétricos. O navio ficou em chamas por uma semana e foi rebocado à Holanda. O caso gerou alerta internacional sobre a segurança no transporte marítimo desse tipo de carga.
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