Durante o quadro Passa ou Repassa do Domingo Legal, no último domingo (31/8), uma pergunta sobre cristianismo revoltou a youtuber Patrícia Ramos, que competia no time amarelo junto com Karin Hils e Júlia Oliver.
“Baseado em seu formato, qual é o nome específico dado à cruz onde Jesus Cristo foi crucificado?”, perguntou o apresentador Celso Portiolli.
Confiante, ela se voluntariou a responder, frisando que cresceu na igreja e que é evangélica. Segundo ela, a resposta era óbvia: Cruz do Calvário.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Portiolli hesitou e, por fim, discordou da concorrente: “Perderam tudo… Cruz latina”.
Ramos não aceitou a derrota sem contestar a pergunta e a acusar a produção de ter errado a resposta.
Por fim, a produção recorreu à inteligência artificial, deliberou sobre o assunto e concordou em dar o ponto para o grupo.
“A vitória é do povo de Deus”, comemorou a influenciadora.
De fato, a pergunta redigida é um pouco confusa.
A chamada “cruz latina” se refere a todo tipo de cruz formada por um braço vertical longo e um horizontal mais curto, como a que compõe o imaginário cristão.
Por isso, a questão feita por Portiolli foi introduzida pela frase “baseado em seu formato”.
Logo depois, porém, a forma como a pergunta foi redigida sabota o recorte geométrico ao especificar qual a cruz da pergunta:
“onde Jesus Cristo foi crucificado”. A cruz do calvário é uma cruz latina, mas nem toda cruz latina é a cruz do calvário.
0 Comentário(s).
|