O pescador Fabio Fregona, conhecido como Baca, surpreendeu ao relatar ter fisgado um pirarucu gigante no Rio Madeira, em Jaci-Paraná, distrito de Porto Velho.
O peixe media 2 metros e pesava cerca de 130 quilos, segundo o relato do pescador nas redes sociais. Fabio conseguiu o feito em janeiro deste ano, mas compartilhou o momento com seus seguidores apenas recentemente.
Logo depois de conseguir dominar o pirarucu gigante e tirar uma foto segurando o animal, ele resolveu soltá-lo de volta no rio. Para o feito, como relata no vídeo, ele usou uma isca rapala em uma batalha de quase meia hora.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
A captura foi feita na companhia de um guia local, que ficou responsável por fazer os registros. O peixe era tão grande que ele, mesmo com a ajuda do guia, não conseguiu colocá-lo dentro do caiaque.
Pirarucu em risco de extinção
Animal nativo da região amazônica, o pirarucu pode medir até três metros de comprimento, e pesar de 100 a 200 kg na fase adulta. Por suas medidas, ele é considerado um dos maiores peixes de água doce do mundo, segundo a organização WWF.
Entretanto, devido à pesca predatória nos rios da Amazônia, o pirarucu corre o risco de extinção, conforme alerta a WWF. Como forma de preservar essa espécie, o Ibama regulamentou a pesca do pirarucu na Amazônia.
Com a determinação, é vetada por lei a pesca desse animal em algumas épocas do ano. O Ibama também estabeleceu tamanhos mínimos para a pesca e a comercialização da espécie
|
0 Comentário(s).
|