Cuiabá, Sexta-Feira, 12 de Setembro de 2025
35 FICARAM FERIDOS
12.07.2019 | 08h45 Tamanho do texto A- A+

'Turbulência de céu claro' surpreende voo da Air Canada

Fenômeno não é perigoso em si, mas passageiros sem cinto de segurança podem se machucar com o movimento da aeronave

MIDIANEWS

Equipes médicas socorrem feridos de turbulência em avião da Air Canada no aeroporto de Honolulu (Havaí)

Equipes médicas socorrem feridos de turbulência em avião da Air Canada no aeroporto de Honolulu (Havaí)

DO G1

Uma turbulência em um voo da Air Canada que seguia de Vancouver a Sydney, na Austrália, deixou 35 ocupantes da aeronave feridos nesta quinta-feira (11). Por causa do incidente, o avião teve de pousar em Honolulu, capital do Havaí.

 

De acordo com um porta-voz da companhia canadense, o Boeing 777-200 passou por uma chamada "turbulência de céu claro" a 36 mil pés de altitude (cerca de 11 km). O fenômeno ocorre quando há poucos indicativos de instabilidade na rota do avião.

 

A Autoridade Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) afirmou que a própria tripulação da Air Canada solicitou apoio médico por causa do episódio. Segundo a companhia, as pessoas que se machucaram tiveram apenas ferimentos leves – a empresa não detalhou, porém, a gravidade dos casos.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

'Bateram cabeça nos bagageiros'

 

A rede de TV do Canadá CBC ouviu o relato de uma passageira australiana chamada Alex Macdonald. Ela contou que a aeronave balançou por, no máximo, 15 segundos.

 

A testemunha também afirmou que alguns comissários ficaram feridos. Com a turbulência repentina, não houve tempo para que retornassem aos assentos e colocassem cintos de segurança.

 

Cintos afivelados

 

Em turbulências mais previsíveis, pilotos costumam ligar os avisos de atar os cintos antes de passar pela área de instabilidade – o que nem sempre ocorre nas turbulências de céu claro.

 

Por isso, companhias aéreas costumam recomendar que os passageiros mantenham os cintos afivelados enquanto estiverem sentados, mesmo se os avisos de atá-los estejam apagados.

 

Segundo a rede de TV do Havaí KTIV, ao menos metade dos ocupantes não estava com os cintos afivelados durante o incidente. O avião levava 269 passageiros e 15 tripulantes.

 

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/07/11/turbulencia-de-ceu-claro-surpreende-voo-da-air-canada-e-passageiros-ficam-feridos.ghtml




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia