Divulgação/DC
Coronel Willkerson: só 10 boates - como a Valley Pub, em Cuiabá - estão de acordo com a legislação sobre segurança
A Diretoria de Segurança contra Incêndio e Pânico, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, informou, nesta quarta-feira (30), que só dez casas noturnas de Cuiabá e Várzea Grande estão regulares, nos quesitos segurança e documentação para funcionamento.
Segundo o diretor-técnico, tenente-coronel Willkerson Cavalcante, as boates de Cuiabá que estão regulares são: Valley Pub, Lua Morena, Água Doce Cachaçaria, Anauê, Canela Fina, Nuun, Getúlio Loft e Crystal.
Na cidade de Várzea Grande, têm condições de funcionamento, segundo o oficial, o Galpão e a Oficina 58.
Um levantamento preliminar feito pela Prefeitura de Cuiabá aponta que na Capital há 27 casas noturnas - esta é a definição para as boates, casas de shows, teatros, bares e prostíbulos.
De acordo com o coronel Cavalcante, todos os dez estabelecimentos citados estão de acordo com as normas de segurança utilizadas em Mato Grosso, baseadas na Lei nº 8399/2005, que dispõe sobre segurança contra incêndio e pânico.
As casas também seguem a Norma Brasileira Regulamentadora 9077, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, as demais casas noturnas que não estão totalmente de acordo com a legislação não oferecem riscos aos frequentadores.
"Entre as falhas apresentadas estão o dimensionamento das portas de saída de emergência do público previsto e a falta de sinalização para os casos de evacuação do local"
Por isso, foi concedido um prazo de 120 dias para que os proprietários providenciem a regularização dos locais (Leia mais AQUI).
Entre as falhas apresentadas estão o dimensionamento das portas de saída de emergência do público previsto e a falta de sinalização para os casos de evacuação do local.
Cavalcante afirmou que os ambientes locados para a realização de festas – como chácaras e buffets - oferecem mais riscos aos usuários do que as boates.
Uma força-tarefa formada por agentes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano iniciou, na segunda-feira (28), um trabalho de fiscalização das casas noturnas de Cuiabá.
A Prefeitura deve divulgar, ainda nesta quarta-feira (30), a lista dos locais que já foram vistoriados e quais estão em situação regular.
Na Capital, inicialmente, serão fiscalizados 13 locais: Rio Sampa Show, Getúlio Loft, Nuun, Valley Pub, Gerônimo West Music, Anauê, Lua Morena, Clube Zapping, A Indomada, Casa Vip, Cristal Night Club, Água Doce Cachaçaria e El Pancho.
A fiscalização das casas noturnas foi antecipada após a repercussão da tragédia na cidade gaúcha de Santa Maria, onde 231 jovens morreram em um incêndio na boate Kiss, na madrugada de domingo (27).
Segundo informações preliminares, a boate estava com superlotação e não atendia itens básicos de segurança.
Comentários (22)
\" CURTO E GROSSO \" AS PREFEITURAS UTILIZAM OS FAMOSOS \"ALVARA\'S \" COMO FONTE DE RECEITA E MAIS NADA.! HOJE,DIA 30,OUVI NUMA EMISSORA DE RADIO EMCUIABA O SGUINTE COMUNICADO- ATENCAO COMERCIANTES EMPRESARIOS DE CUIABA VOCES TEM ATE AMANHA,DIA 31 PARA PAGAR SEU ALVARADE FUNCIONAMENTO EXERCICIO 2013,CASO NAO OCORRA O ESTABELECIMENTO PODERA SE LACARDO PELA PREFEITURA...! VIU AI,APENAS RECEITAS E MAIS RECEITAS. TIREM SUAS CONCLUSOES!!!!
enviada por: anderson alexandre moreira Data: 30/01/2013 23:11:52
Uffaaaa!!!! Ainda bem que a Cristal esta liberada!!!!
enviada por: Roberto Rodrigues Data: 30/01/2013 23:11:43
Bom espero que o povo se adegue as normas, façam as reformas e fiscalize de novo, todo ano, tem muito lugar aqui em cuiba que deveria estar fechado.
enviada por: Hélder Bonito Data: 30/01/2013 17:05:48
A grande questão que os órgãos de fiscalização precisam entender não é apenas quanto a presença de extintores, luzes e saídas de emergência, mas sim SUPERLOTAÇÃO. Todas essas casas vistoriadas colocam, no mínimo 3 x mais pessoas do que efetivamente cabem, visando o maior lucro possível. Assim, em caso de incêndio ou mesmo briga, vai morrer gente pisoteada mesmo que hajam 10 saídas de emergência. Fiscalização tem que ocorrer na hora do funcionamento e não quando estão fechadas!!!
enviada por: francisco baloteli Data: 30/01/2013 17:05:16
Gostaria de conhecer as boates de Cuiaba agora que foram vistoriadas, segurança em primeiro lugar... Ouvi falar de varias aqui no Nortão!!! Queria conhecer a Crystal pois dizem que lá toca o ARROCHA ritmo muito dançante!!! Adoro sertanejo bem coladinho!!!
enviada por: Augusto Cesar Data: 30/01/2013 16:04:44
A Valley além da porta de entrada, tem uma porta na lateral, próxima a área dos fumantes, que é outra entrada/saída, eu já saí por lá, logo qdo inaugurou, usavam esse acesso pela lateral para sair tbm, era uma espécie de entrada/saída vip, que hoje acho que é só saída de emergência. Além de que a área de fumante é ampla se comparada a maioria das outras casas noturnas e que fica próxima a calçada, um nível pouco mais alto, mas nada perigoso se houver necessidade em pular. Canela Fina tem várias portas e janelas amplas mesmo, Nuun tbm, cachaçaria só conheço uma porta e é a da entrada/saída e que tbm dá acesso a uma escada estreita, a área de fumante é ampla, porém um nível bem acima da calçada, Anauê não fui depois da última reforma, não sei como ficou, mas anos atrás era praticamente todo aberto, as demais casas não entrei, então, não posso opinar...
enviada por: Annita Data: 30/01/2013 16:04:27
Aos que não sabem, de repente por falta de sinalização dentro da casa ,acredito, a saida de emergencia da valley é um corredor do lado contrário da entrada.. atrás do camarote em frente ao banheiro masculino, ali tem uma cortina e atrás dela é a SAÍDA! ;) Reparem que sempre na rua tem um segurança nessa Saida.
enviada por: Vitor hugo Data: 30/01/2013 16:04:16
Um absurdo! A maioria dessas casas noturnas citadas são de pequeno porte, e na maioria das vezes excedem o numero de pessoas estimado pelos bombeiros. Boates, com escadarias na entrada/saída como seria uma fuga de 700 pessoas ao mesmo tempo? Boates que existem sim \"saídas de emergência\" pelos fundos, que ao sair se deparam com um portão de correr de ferro que vive trancado. Mais uma vez, deixando isso passar às cegas. Lamentável!
enviada por: Fabricio Data: 30/01/2013 15:03:47
No Getutlio tem qtas saidas???
enviada por: Joao Data: 30/01/2013 14:02:19
Para vcs que pensam que em Cuiaba, não soltam fogos dentro da Boate!! Compre uma Champanhe e veras!! Obs.: DUVIDO QUE O CORPO DE BOMBEIRO SAIBA DISSO!
enviada por: Eduardo Data: 30/01/2013 13:01:25
Ainda falta mais rigor nessa busca de regularidades das casas noturnas. Pois, falta sinalização suficiente e portas de emergências sim, até mesmo nas casas noturnas citadas como regulares.
enviada por: F. Ribeiro Data: 30/01/2013 13:01:22
ALex... a saída de emergência da Valley deve ser por onde se entra..... concordo com vc..não vejo ou conheço outra porta lá naquele local.... assim como vc espero que algo seja feito.....
enviada por: Bruce Data: 30/01/2013 12:12:28
Gerônimo não tem mesmo, nas saídas tem muitas curvas e é apertado, o El Pancho quem senta no setor superior pra descer rapidamente também é um Caos.
enviada por: Luiz Antonio Data: 30/01/2013 12:12:20
PREVENIR É UM DEVER DAS AUTORIDADES PARA COM A COLETIVIDADE. O ESFORÇO TAREFA NÃO DEVE SER SÓ PARA COM BOATES E SIM COM TODOS, PARA COM TODOS AQUELES ESTABELECIMENTOS ONDE EXISTE AFLUÊNCIA DE PESSOAS E QUE FAZEM ATENDIMENTOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA À SOCIEDADE. PARA COMEÇO É UMA BOA MEDIDA. ASSIM, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O ESTADO E MUNICÍPIOS REALIZEM ESTA FORÇA TAREFA EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS SEJA ESTE PÚBLICO OU PRIVADO. RECORDEM DO OCORRIDO NO DESASTRE DO CÉSIO EM GOIÂNIA? NO PSMC (UTI)? DESATRE OCORRIDO EM SHOW EM VG? RECENTEMENTE NA PRAINHA? NAS CASAS PERNAMBUCANAS EM VG? FATOS COMO ESTES NÃO PODEM CAIR NO ESQUECIMENTO, SÃO VIDAS QUE SÃO CEIFADAS E A MAIOR RESPONSABILIDADE SÃO DOS ENTES PÚBLICOS QUE FACILITAM OS ALVARÁS. IMAGINEM O PORQUÊ?
enviada por: Luiz Carlos Data: 30/01/2013 12:12:05
Estamos falando somente de casas noturnas por causa do incendio em Sta Maria, mas e todas as escolas que não tem prevenção e combate a incêndio? e os prédios que só tiram o alvará na entrega e nunca mais renovam? O corpo de bombeiros só vai qdo tem incêndio?
enviada por: Silvano Data: 30/01/2013 11:11:49
Deveria ter um maior relacionamento técnico entre o corpo de bombeiros e os profissionais de seguranca do trabalho,que na realidade é uma equipe multidiscipinar composta de engenheiros de seguranca,técnicos,médico do trabalho,etc;Para em conjuntos usarem toda legislacao como NRS,portarias decretos e normas de modo a tornar compatível o permanente trabalho com a preservacao da vida e promocao da saúde do trabalhador.Ao levarmos um projeto para aprovaco no corpo de bombeiros de MT,notamos um numero reduzido de profissionais para analise acarretando uma demora muito grande para aprovacao,totalmente incompatível com o desenvolvimento do estado que reQuer medidas rapidas e eficientes. Teria tambem que melhorar o relacionamento pessoal entre o profissional e a instituicao,lembrando sempre que o engenheiro de seguranca é parceiro do corpo de Bombeiro e nao inimigo. Prof. eng de seg. msc Marco Antonio de Castro Pinto
enviada por: marco antonio de castro pinto Data: 30/01/2013 11:11:27
NOS QUE FREQUENTAMOS AS CASAS SABEMOS QUAIS TEM SAIDA DE EMERGENCIA ! SINCERAMENTE ALGUMAS CASA CITADAS E FREQUENTADAS PELA CLASE MEDIA ALTA ! NAO TEM ! ISSO É COISA SERIA ! VAMOS PARAR DE BRINCADEIRA
enviada por: EMILIANO Data: 30/01/2013 11:11:10
enquanto ficarem dando prazos de 120 dias (e depois prorrogando) nunca será cumprido as determinações... e logo a fiscalização vai voltar a ser menos rigorosa... tem que dar no máximo 30 dias.. pq quem quer resolver resolve logo e não fica com moage de resolver isso depois que o ano já estiver acabando..
enviada por: Ranier Data: 30/01/2013 10:10:54
alguem pode me dizer aonde é a saida de emergendia da Valley? rsrs
enviada por: Alex Data: 30/01/2013 10:10:48
Na realidade nosso Corpo de Bombeiros não tem pessoal e muito menos aparelhos suficiente para esse tipo de salvamento, onde ja se viu um estado como o nosso ter aproximadamente 1000 bombeiros desses 1000 podemos contar com uns 850 que atuam nas ocorrências é uma vergonha em senhores comandantes e governador!
enviada por: Vanda Guedes Data: 30/01/2013 10:10:44
E os prédios? Ano passado fiz denuncia e nenhuma providencia foi tomada,inclusive este site publicou a matéria . São 11 andares,55 botijoes de gaz ,todas as portas corta fogo danificadas e nenhuma mangueira nos hidrantes ... Ninguém teve a capacidade de ir lá fazer a vistoria e notificar o prédio,parece que eles se interessam somente depois que pega fogo e depois que vidas são ceifadas .
enviada por: Jose Vitor Data: 30/01/2013 10:10:34
Discordo. Aquela boate de dentro da cachacaria nao tem estrutura alguma de evacuação em caso de panico. Quero ver descer todo mundo naquela escadinha estreita.
enviada por: B Oliveira Data: 30/01/2013 10:10:28