30.01.2013 | 10h:00

CASAS NOTURNAS


Na Grande Cuiabá, só 10 boates são consideradas regulares

Levantamento do Corpo de Bombeiros indica que riscos aos usuários desses locais são pequenos

Divulgação/DC

Coronel Willkerson: só 10 boates - como a Valley Pub, em Cuiabá - estão de acordo com a legislação sobre segurança

A Diretoria de Segurança contra Incêndio e Pânico, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, informou, nesta quarta-feira (30),  que só dez casas noturnas de Cuiabá e Várzea Grande estão regulares, nos quesitos segurança e documentação para funcionamento.

Segundo o diretor-técnico, tenente-coronel Willkerson Cavalcante, as boates de Cuiabá que estão regulares são: Valley Pub, Lua Morena, Água Doce Cachaçaria, Anauê, Canela Fina, Nuun, Getúlio Loft e Crystal.

Na cidade de Várzea Grande, têm condições de funcionamento, segundo o oficial, o Galpão e a Oficina 58. 

Um levantamento preliminar feito pela Prefeitura de Cuiabá aponta que na Capital há 27 casas noturnas - esta é a definição para as boates, casas de shows, teatros, bares e prostíbulos.

De acordo com o coronel Cavalcante, todos os dez estabelecimentos citados estão de acordo com as normas de segurança utilizadas em Mato Grosso, baseadas na Lei nº 8399/2005, que dispõe sobre segurança contra incêndio e pânico.

As casas também seguem a Norma Brasileira Regulamentadora 9077, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, as demais casas noturnas que não estão totalmente de acordo com a legislação não oferecem riscos aos frequentadores.

"Entre as falhas apresentadas estão o dimensionamento das portas de saída de emergência do público previsto e a falta de sinalização para os casos de evacuação do local"

 

Por isso, foi concedido um prazo de 120 dias para que os proprietários providenciem a regularização dos locais (Leia mais AQUI).

Entre as falhas apresentadas estão o dimensionamento das portas de saída de emergência do público previsto e a falta de sinalização para os casos de evacuação do local.

Cavalcante afirmou que os ambientes locados para a realização de festas – como chácaras e buffets - oferecem mais riscos aos usuários do que as boates.

Uma força-tarefa formada por agentes das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano iniciou, na segunda-feira (28), um trabalho de fiscalização das casas noturnas de Cuiabá.

A Prefeitura deve divulgar, ainda nesta quarta-feira (30), a lista dos locais que já foram vistoriados e quais estão em situação regular.

Na Capital, inicialmente, serão fiscalizados 13 locais: Rio Sampa Show, Getúlio Loft, Nuun, Valley Pub, Gerônimo West Music, Anauê, Lua Morena, Clube Zapping, A Indomada, Casa Vip, Cristal Night Club, Água Doce Cachaçaria e El Pancho.

A fiscalização das casas noturnas foi antecipada após a repercussão da tragédia na cidade gaúcha de Santa Maria, onde 231 jovens morreram em um incêndio na boate Kiss, na madrugada de domingo (27).

Segundo informações preliminares, a boate estava com superlotação e não atendia itens básicos de segurança.


Leia mais notícias sobre Cotidiano:

1999-2025 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real

(65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados.

Ver em: Celular - Web