Aumenta a corrente de denúncias contra a conduta e postura do bispo da Igreja Mundial do Poder de Deus em Mato Grosso, Sidney Furlan, que explora quase toda a programação da TV canal 8 na Grande Cuiabá, que antes retransmitia a Bandeirantes e agora está arrendada pela Igreja do missionário Valdomiro Santiago.
Neste sábado (30), Furlan expulsou da igreja o pastor Emanoel Alves, sob acusação de falta grave. Revoltado e no desespero por não ter onde morar, o ex-pastor nega ter cometido qualquer irregularidade e anuncia que, junto com outros dois que também foram "escurraçados" da Mundial, sendo eles Ailson Santos Correia e Edmiran Mendes da Silva, vão denunciar o bispo junto ao Ministério Público.
Acusa Furlan que promover um esquema de lavagem de dinheiro e de forçar pastores a proporcionar lucros à igreja, por meio de ofertas e dízimos, sob pena de virem a ser expulsos e ainda de serem acusados de roubo.
Emanoel Alves estava "chorando as mágoas" numa praça no centro de Cuiabá, localizada em frente à igreja da qual foi expulso. Enquanto isso, Furlan, a 200 metros dali, pregava para mais de mil evangélicos.
O ex-pastor conta que estava na Mundial havia sete meses e, sob orientação da igreja, mudou-se de Nova Brasilândia para a Capital há cerca de dois meses. Disse que durante este período não recebeu salário e que, sem razões aparente, Furlan o expulsou.
Conta que não estava com um centavo no bolso e, para piorar, não tem onde morar. Naquele momento, recebia apoio e solidariedade de Ailton, irmão de Ailton Santos, outro pastor expulso da Mundial.
Eles disseram que a regra imposta aos pastores é dura. Recebem orientação para "até vender tudo que possui" para, por exemplo, difundir e criar estrutura da igreja nos municípios. Se a investida não for bem-sucedida, ficam no prejuízo, acabam expulsos e se vêem em condições humilhantes.
Pela previsão dos ex-pastores, Sidney Furlan controla uma arrecadação por meio de doações dos fiéis em Mato Grosso próximo de R$ 1 milhão, sendo mais de R$ 100 mil somente em Cuiabá. Em todo o país, a Mundial possui mais de mil igrejas.
Reação
O bispo foi procurado insistentemente para comentar as denúncias feitas pelos três ex-pastores. Seus assessores fizeram espécie de jogo de empurra-empurra. Por fim, Sidney Furlan não deu retorno aos recados.
O ex-vereador por Cuiabá Milton Rodrigues se identificou como espécie de assessor de imprensa da Igreja. Ponderou que iria tomar conhecimento dos fatos para apresentar uma versão oficial, o que não ocorreu.
Sempre cercado de até quatro seguranças, Sidney Furlan costuma reagir às acusações atacando e, junto aos fiéis, se posa de vítima. Costuma dizer que sofre perseguição. Prega milagres com o poder da fé, pede ajuda financeira e, nas entrelinhas, faz pré-campanha eleitoral.
A Igreja Mundial trabalha dois nomes para deputado estadual, a do ex-parlamentar Nataniel de Jesus, que já foi da Igreja Universal do Reino de Deus, e o missionário conhecido pelo prenome de Brito.
"Situação grave"
Milton Rodrigues, ex-vereador que atua como assessor de imprensa do bispo Sidney Furlan, argumenta que Emanoel Alves foi expulso da Mundial depois de cometer a terceira falta grave. Afirma que, antes, o pastor atuava em Nova Brasilândia e, ignorando as regras e conduta imposta pela igreja, fechou o templo e foi passear na casa de parentes em outra cidade.
Emanoel foi alertado e recebeu uma nova chance para voltar a comandar a igreja. Depois que passou a trabalhar como pastor em Cuiabá, diz Milton, Emanoel vinha conduzindo cultos de orações de forma irresponsável e foi acusado até de furto de dinheiro de ofertas.
Garante também que o bispo Furlan não se negou a pagar passagem para Emanoel voltar à cidade de origem, que seria Barra do Garças. O problema, segundo ele, é que o ex-pastor exigia passagem para Brasília. "Não foi esse o combinado", diz Milton Rodrigues.
Comentários (33)
Estes pastores têm apenas uma regra: "É moralmente incorreto que os idiotas fiquem com seu próprio dinheiro"
enviada por: Jose da Silva Data: 31/01/2010 22:10:52
Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo (2 Co 11.13). Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras... (2º Pe 2.1). Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora (1 Jo 4.1). Porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração dos incautos (Rm 16.18).
enviada por: João Honesto Data: 31/01/2010 20:08:23
Sempre quando acontece alguma coisa em qualquer igreja evangélica de grande fama, os seus lideres são sempre protegidos.Não aceitam dizer nada para a imprensa. Escandalo envolvendo a igreja mundial de Cuiabá já parec e rotineira esses dias atrás foi um pastor dessa mesma igreja que estava falando para a tv gazeta que foi agredido por ter sido gay no passado antes de entrar na igreja, mas essa, esses bispos tem que tomar muito cuiadado. Por que a bíblia fala ai daquele que vier o escândalo.
enviada por: Claudilei ferreira Data: 31/01/2010 18:06:58
Sempre com a mesma conversinha de que "irmãos isso é o diabo que está furioso comigo porque tenho feito um grande trabalho para o Senhor; está se levantando contra a igreja com essas falsas acusações... e por ai vai; ai citam homens da bíblia que foram perseguidos também por causa do evangelho... Só que esquecem que as perseguições que aqueles homens de Deus(verdadeiros) nunca teve a ver com dinheiro, se quer buscavam prosperidade tinham isterece sim de pregar a palavra de Deus e ajudar os necessitados... ...não junteis tesouro na terra, mas, sim tesouros no céu. Ao mundo nada trouxemos e nem levaremos...
enviada por: nilson Data: 31/01/2010 17:05:36
Pensa bem,tá na cara do povo e nada muda,voces acha que nossos comentários vai resolver alguma coisa,a corrupçao de politicos(tiram dinheiro saúde,educaçao,segurança,dinheiro nos cofre)juízes que vendem sentença o povo assiste na televisao diariamente,pastores com igrejas enganam povo, o povo assiste diariamente tv.,SÓ DEUS PARA DAR UM BASTA,e nao pedir para MP.resolver.
enviada por: josé lelo Data: 31/01/2010 16:04:43
Esses "pastores" cometem verdadeiras lavagens celebrais nesses tolos fiéis, que merecem ser enganados, por excesso de ambição.
enviada por: robson zanotto Data: 31/01/2010 14:02:49
Essas igrejas deveriam declarar imposto de renda, pagar impostos, água e luz. Usam e abusam e não acontece nada. Só servem para sugar seus seguidores. Não conheço um pastor pobre.
enviada por: mateus de sousa ferreira Data: 31/01/2010 13:01:53
Este tipo de conduta não me surpreende. Todos tem conhecimento do que acontece nos bastidores das campanhas de "prosperidade" das igrejas neo-pentecostais, cujos fiéis desesperados por um milagre em suas vidas, caem na lábia de pessoas sem escrúpulos. Há prosperidade existe, mas para um pequeno grupo que, junto com os pastores, arrecadam a dinheirama fruto da ignorância e do desconhecimento de pessoas simples, relegadas pelo poder público que a tudo vê e nada faz.
enviada por: anna lima scott Data: 31/01/2010 12:12:23
Essas igrejas estao negociando Fé. todo mundo sabe que sao picaretas, mas algumas pessoas preferem nao falar nada, pq essa turma financia muitas campanhas politicas
enviada por: Bob Lee Jones Data: 31/01/2010 11:11:43
Continuem alimentando esses abutres com pele de cordeiro. Doem suas casas, seus tereno, carro, salário, as igrejas precisam. Os coitadinhos precisam ter seus carros importados, belos aptos., dinherio no exterior. Isso mesmo povo idiota. Vocês não percebem a cara de rato desse bispo. Esse missionário 24 hs no ar. Além de tudo mal conhecem a palavra de Deus que precisam ficar lendo a biblia para pregar o evangelho. Quando sabem ler. E aí MPE. Fisco Federal, estadual, só sabe cobrar o quem produz. Não saiu da universal a toa. certamente queria substituir o outro camudongo.
enviada por: Emmanuel Bezerra Data: 31/01/2010 11:11:23
Vcs sabem do que tá falando ? Voces teem provas ?Eu conhecço uma senhora diabetica que tinha ferida que não fechava, colocou agua ungida pelo bispo, e a ferida cicatrizou e ai? isso vcs não divulga né, conhecço vários ex viciados no Crack que foram libertos e hoje trabalha e cuida de suas familia, e ai? contra fatos não pode haver argumentos, aconselho vcs a ir at´´e a igreja e entrevistar os velhinhos , pessoas idoneas, que já foram curados e libertos. Veja o que vc publicam.
enviada por: Tatiana Campos Data: 29/03/2010 16:04:16
Onde achar uma igreja séria?
enviada por: Paulo Japones Data: 29/03/2010 16:04:04
TEM QUE INVESTIGAR TODOS ESSAS IGREJA QUE CRESCE MUITO RAPIDO ISSO NAO NORMAIL O MP TEM QUE SER MAIS RIGOROSSO COM ESSAS IGREJA
enviada por: carlos meira Data: 27/03/2010 14:02:14
Peço oração para toda a minha família em especial para minha filha que no momento está passando por grandes dificuldades na vida pessoal sendo vítima de calúnias.
enviada por: Maria Dalva Ribneiro Queiroz de Oliveira Data: 23/02/2010 14:02:11
Nunca, jamais, acreditaria que isso acontece na Mundial É imposivél que o Apóstolo Valdemiro iria aceitar tal absurdo,acreditamos na sua CONDUTA....espero que estou certa!!!!
enviada por: Esmeralda do Amaral Alves Data: 05/02/2010 00:12:08
olha ai vamos montar uma tambem
enviada por: adriano Data: 01/02/2010 18:06:05
Há "comentarios" de que o Apostolo Valdemiro Santiago, adquiriu diversas áreas para exploração de pecuária, na região de Pedra Preta, Rondonopolis, Paranatinga e Santo Antonio do Leverger e segundo informações seria com dinheiro arrecadado pela Igreja Mundial, é necessário uma investigação. Com a palavra o Assessor de Imprensa.
enviada por: Rafael Data: 01/02/2010 16:04:46
Apesar da voracidade na arrecadação, a Igreja Mundial não se dá o trabalho de proporcionar aos seus seguidores um local adequado. Porque, pela falta de espaço fisico a Rua - Barão de Melgaço, fica intransitável em determinados horarios. A instituição tem condições financeiras em adquirir um Templo maior. Ou, o senhor Bispo Sidney Furlan, vai esperar que a Prefeitura de Cuiaba, casse o Alvará de Funcionamento, a exemplo do que o Prefeito Gilberto Kassab fez em São Paulo - SP, com a sede que é dirigida pelo Apostolo Valdemiro Santiago. Os prefeitos são do mesmo partido, hein!
enviada por: Agente de Transito Data: 01/02/2010 16:04:38
bispo Furlan o homem que tem mais de 10 segurança prá isso? Aonde está a sua fé ? SEJA AMPARADO NO SALMO 91 !!!
enviada por: DITO EX MUNDIAL Data: 01/02/2010 16:04:25
Aproveitando a oportunidade o Ex-Vereador Milton Rodrigues, na condição de Assessor de Imprensa, poderia comentar a expulsão do famoso Pastor Montanha, que segundo informações foi flagrado em uma festinha na Boate VALDIR DRINK'S, rodeado de mulheres e regado a muita bebida. Claro que o caso foi "abafado" dos fiéis.
enviada por: Ex Membro da Igreja Mundial Data: 01/02/2010 15:03:51
A diferença entre a Igreja Mundial com a Igreja Universal, é que a primeira é Pós-Pago e a segunda é Pré-Pago. Mas de uma coisa é certa, o milagre é pago!
enviada por: Ex Membro da Igreja Mundial Data: 01/02/2010 15:03:45
ninguem fala da igreja catolica e seus pedofilos e escandalos que aparecem todo dia no mundo a catolica tambem pedem dizimo e ofertas afinal como que eles sustentam esses montes de padres e freiras que nao fazem nada.
enviada por: marcos Data: 01/02/2010 14:02:23
Essa como muitas outras igrejas, se tornaram instituições econômicas. Abrir uma igreja hoje em dia é como abrir uma franquia de marca famosa, é sucesso na certa e dinheiro garantido. É só seguir a cartilha da franqueadora.
enviada por: andre luiz Data: 01/02/2010 13:01:26
Isso não é mais novidade nenhuma! Eu ñ sei o que as autoridades estão fazendo que ñ tomam providências. E ainda acham uns pobres coitados que ajudam o Furlan enriquecer. Continuem assim, quero ver onde vcs vão parar... na rua! Enquanto o tal do Furlan, vai estar nadando no dinheiro e rindo da cara dos bobões.
enviada por: Laura Regina Data: 01/02/2010 12:12:32
A QUESTÃO É A SEGUINTE. ESSA IGREJA MUNDIAL E OUTRAS COMO UNIVERSAL, ETC.. FORAM CRIADAS PORA RAZÕES ECONÔMICAS, COMO SE FOSSEM EMPRESAS.. TEM CURAS, MILAGRES, TÊM!!! ASSIM COMO EM OUTRAS, POIS O QUE CURA, NÃO É O PASTOR, A IGREJA, E SIM A FÉ DE CADA UM. EXISTEM IGREJAS SÉRIAS POR EXEMPLO BATISTAS, PRESBITERIANAS, BETHANIAS, ADVENTISTAS, ASSEMBLEIANAS. SÓ QUE NÃO SÃO EMPRESAS, SÃO IGREJAS, POR ISSO NÃO FAZEM DIVULGAÇÃO, OU MELHOR, PROPAGANDA. OUTRO PROBLEMA É QUE AS PESSOAS ESTÃO CARENTES DE CARINHO, DE ESPIRITUALIDADE, E INFELISMENTE NA IGREJA CATOLICA ELAS NÃO ENCONTRAM AQUELE ACONCHEGO DESSAS "EMPRESAS", OU MELHOR, IGREJAS.
enviada por: augusto Data: 01/02/2010 12:12:04
Kd o ministerio publico para ver o que anda acontecendo com essas arapucas chamadas igrejas que se prolifera, em cuiabá, levando tudo que as pessoas de boa fé tem, acho que enquanto a Prefeitura não tomar uma posição da abeetura dessas igrejas, por ai num vai resolver o problema, um tal pastor sai de uma Igreja, é expulso, abre uma pra ele, se auto diz. que já é bispo, e pronto ta feito mais uma gaiola, de pedir dinheiro, e venda de milagres. Por favor MP MF PF, vamos fazer uma devassa nessas arapucas da fé, que tem por ai...Vai faltar celas. A POPULAÇÃO ESPERA ALGO DESSES MINITERIOS.
enviada por: ANTO NIO MANOEL Data: 01/02/2010 11:11:26
aqui em cuiaba esta parecendo varias igrejas todas com um so objetivos tirar dinheiro das pessoa scarentes que procurando, os seus direitos e não encontram, ficam a mercer das falfos profetas, que estão cada dia se enrequecendo as custas das misserias dos mais fracos,outra questão é estes politicos que são iscrotos e que não tem coragem de trabalharem e so vivem de tomar dinheiro também pode ver nunca assinaram suas carteiras de trabalhos, vivem na mesma situalção destes falsos profetas, o povo tem que abrir os olhos e para de se iludir com estes tipos de gente, pois deus nunca deu poder para estes vigaristas, são todos uns oportunistas, repare que a cada dia estão aparecendo mais igrejas, é o unico meio de ganhar dinheiro facil
enviada por: carme honaria de almeida Data: 01/02/2010 10:10:59
VAMOS PARAR DE VENDER CARRO E MONTAR UMA IGREJA
enviada por: adriano Data: 01/02/2010 10:10:46
Não vamos generalizar, existem igrejas serias e pastores honestos, como em tudo que existe, coisas boas e ruins. Não conheco esse pastor, mas dizerem em comentarios aqui descritos sobre igrejas e denominações partindo para ofernsas à crenças e determinadas religiões é um erro. Fatos devem ser apurados e culpados punidos.
enviada por: Leonardo Data: 01/02/2010 10:10:41
Seria interessante criar um PROCON para os cristãos enganados não acham? Se o pastor não cumprir o que promete deveria devolver o dinheiro e pagar indenização e outra propaganda enganosa deveria dar cadeia!!!! Quem sabe assim, diminui oo número de picaretas!
enviada por: Carminda Data: 01/02/2010 10:10:26
Seria interessante criar um PROCON para os cristãos enganados não acham? Se o pastor não cumprir o que promete deveria devolver o dinheiro e pagar indenização e propaganda enganosa deveria dar cadeia!!!! Quem sabe assim, diminui oo número de picaretas!
enviada por: Carminda Data: 01/02/2010 10:10:24
Esse pastor cara de pau com certeza nunca pegou no cabo do guatambu e nem vai pegar.
enviada por: joao carlos caetano de souza Data: 01/02/2010 09:09:44
Tudo em nome da 'CURA PELO DINHEIRO", e de se espantar a tamanha canalhice praticada desse 'bispo". Charlatanismo puro, apenas arrecadaçao de dinheiro, e ainda encontram "fiéis" dispostos a frequentar a igreja, e ainda acreditar nos "milagres". De cada dez palavras que ele usa, onze são para pedir dinheiro. O M.P.E. precisa intervir com urgencia nesse caso. Acorda M.P.E.
enviada por: matttheus Oliveira Data: 01/02/2010 09:09:14