11.12.2013 | 17h:22

"PARA INGLÊS OUVIR"


Macaco Bong representa Mato Grosso em eleição do The Gardian

Jornal escolheu músicas que representassem as cidades sedes da Copa do Mundo no Brasil

Fotos: Bruno Gabrieli/Abril.com

Bruno Kayapy, guitarrista e líder da Macaco Bong

Os chilenos, australianos, russos, coreanos, nigerianos, bósnio, japoneses e colombianos que vierem a capital mato-grossense para a Copa do Mundo já podem se embalar ao som do Macaco Bong trio de rock instrumental , que esta semana foi eleito pela tradicional revista britânica The Guardian como representante da música de Mato Grosso em uma lista de músicas que melhor representam uma das cidades-sede.

Com um som de altíssima qualidade, a música do trio une a descontração dos arranjos da música popular com a harmonia do rock, jazz e blues. O power trio de Cuiabá, que sempre esteve engajado em participar de festivais no Brasil e exterior, coleciona diversos sucessos de público e crítica, sempre estampando as páginas dos meios de comunicação especializados em música e dos principais jornais e revistas de grande circulação no país.

A conceituada revista Rolling Stones, referência no meio musical, é uma das fortes entusiastas do seu trabalho. Em 2008, o primeiro álbum de estúdio lançado pelo Macaco Bong – Artista Igual Pedreiro - foi classificado em primeiro lugar, entre os 25 melhores do ano, ficando à frente de artistas consagrados mundialmente como Ney Matogrosso e Lenine. A publicação também considerou o guitarrista Bruno Kayapy como um dos melhores de sua geração e o classificou como um dos 70 mestres brasileiros da guitarra e violão.

O trio, que já foi um quarteto e passou por três mudanças em sua formação, é composto pelo líder Bruno Kayapy, guitarrista e único membro da formação original, Igor Jaú no baixo e Eder Uchôa na bateria, todos naturais da capital mato-grossense. A formação original concorreu a vários prêmios. Entre os principais estão o ‘Dynamite’, que classificou o EP Verdão e Verdinho como o melhor álbum de música instrumental no ano de 2012 e a indicação que recebeu ao prêmio 2010 da Revista Bravo na Categoria Melhor Show, ao lado de Maria Bethânia e da Orquestra Imperial - que contou com a participação de Caetano Veloso na sua turnê e foi a grande campeão na ocasião.

Como o bom filho a casa torna, este ano os jovens voltaram a residir em Cuiabá, após uma temporada em São Paulo. Depois de problemas de saúde, causado por um tumor benigno que quase o fez desistir da música, o guitarrista Bruno superou a depressão causada pela doença e as dificuldades pela ruptura com os antigos companheiros. Agora, com a nova formação, os músicos estão com gás total, já trabalhando em novos projetos em comemoração aos dez anos de carreira em 2014.

clique AQUI e curta o som do Macaco

Leia mais notícias sobre Cotidiano:

1999-2025 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real

(65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados.

Ver em: Celular - Web