A Área de Soltura de Animais Silvestres da Fazenda São Benedito, em Jangada, recebeu, neste mês de agosto, 8 animais silvestres aptos para voltarem à natureza. Os animais foram destinados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), sendo 3 araras-canindé adultas, 1 tatupeba juvenil, 1 urubu-de-cabeça-preta juvenil, 1 periquito-de-encontro-amarelo juvenil, 1 jabuti-piranga adulto e 01 Anú-coroca adulto.
Entre os animais, 2 das araras-canindé receberam tratamento médico veterinário em uma clínica de Sorriso, credenciada junto à Sema, após serem resgatadas com lesão nas asas e escoriações. Após alta médica, as aves se encontraram aptas para soltura imediata, assim como a 3ª, que foi resgatada em Cáceres e passou por tratamento veterinário para curar uma inflamação dos sacos aéreos (aerossaculite).
O tatupeba foi resgatado em Tangará da Serra, com o apoio da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema no município, com quadro de pneumonia. Após tratamento veterinário ele foi levado para a fazenda e ficará em aclimatação e cuidados nutricionais para futura soltura branda, feita com acompanhamento.
Os outros 4 animais foram resgatados na baixada cuiabana. O periquito-de-encontro-amarelo foi uma entrega voluntária e por estar com as penas das asas e rabo cortado, que são crimes ambientais, ele não tem plenitude de voo. O animal ficou sob os cuidados de uma tutora para cuidados nutricionais e ficará em recuperação na área de soltura até o crescimento das penas e aclimatação para futura soltura.
O urubu-de-cabeça-preta foi resgatado após ataques de cães, ao cair em um quintal e após tratamento veterinário teve a soltura imediata na fazenda São Benedito. Já o jabuti e o anú não precisaram de atendimento médico e foram levados ao local para soltura branda.
Área de Soltura de Animais Silvestres da Fazenda São Benedito
A Fazenda São Benedito é uma área de soltura cadastrada pela Sema desde 2022 e no primeiro semestre de 2025 recebeu aproximadamente 90 animais silvestres, entre eles 18 exemplares de filhotes de Marrecos, 14 exemplares araras-canindés e 10 exemplares de jabutis.
Em 2024, o local recebeu mais de 150 animais como araras, papagaios, paca, cotia, anta, curiós, bicudos. O local tem um papel importante na reabilitação de periquitos, jandaias e maracanãs, que ao serem resgatados filhotes exige cuidados intensivos como alimentação com papinha específica.
A bióloga e servidora da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiro, Rebeca Marcos, ressalta a importância da área de soltura, que se adequa cada ano para receber um maior número de espécies de animais silvestres. “Este ano a área de soltura, que tem esta parceria com a Sema há mais de 2 anos, começou a receber filhotes de antas para reabilitação”.
Três filhotes de antas levadas ao local para cuidados nutricionais já foram destinados para empreendimentos. No momento estão no local 2 filhotes de antas, sendo que um deles foi levado ao local há aproximadamente 10 dias após ser encontrado na beira da rodovia e passar por tratamento médico em clínica veterinária de Sorriso. O filhote ficará na área de soltura para cuidados nutricionais e aclimatação em ambiente adequado, com presença de corpo d´água e vegetação nativa.
“Eu sempre gostei de animal silvestre e estamos aqui hoje com esta parceria com a Sema. Daqui mais uns 10 anos para frente, se Deus abençoar, isso aqui vai estar povoado cada dia mais de animais”, comemora Sanid José Nassarden, responsável pela Área de Soltura.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|