✕

18.05.2014 | 09h:35

A SEMANA


Operação do Gaeco e transtornos na Copa são destaques

Gaeco mostra que secretário atuou para ajudar empresário; criança de 9 anos chegou morta ao Pronto Socorro

Secom-MT

O atual titular da Setas, Jean Estevan, que trocou emails com empresário investigado

A semana em cotidiano foi marcada por novos desdobramentos nas investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão ligado ao Ministério Público Estadual, a respeito da Operação Arqueiro.

A operação “Arqueiro” foi desencadeada com o objetivo de apurar a existência de suposto conluio entre servidores lotados na Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e os institutos IDH e Concluir, visando à prática de fraudes em licitações e convênios.

Também foi notícia a suposta morte de um menino de 9 anos dentro do Lar da Criança, unidade gerida pela Setas. J. chegou ao Pronto Socorro da Capital morto.

Além disso, marcou a semana um acidente na Avenida 8 de Abril, na obra da Copa do Mundo para revitalização do Córrego Mané Pinto. Um carro caiu em um buraco.

Confira o resumo dos fatos que marcaram o cenário em cotidiano na semana que passou:

Operação Arqueiro


As investigações do Gaeco na “Operação Arqueiro" apontam que o atual titular da Setas, Jean Estevan Campos Oliveira, atuou em favor do empresário Paulo César Lemes, para que o mesmo mantivesse contratos e convênios com dispensa irregular de licitação com o Estado, por meio de institutos, sem fins lucrativos, de “fachada”.

Os promotores de Justiça do Gaeco acreditam que Lemes é o “dono” dos institutos Concluir e IDH, que obteve contratos milionários com a Setas, comandada na ocasião pela primeira-dama Roseli Barbosa. E que, numa triangulação com empresas privadas, ele se beneficiou financeiramente dos institutos.

Por meio da quebra de sigilo do atual secretário Jean Estevan, que na ocasião era adjunto de Roseli, o Gaeco encontrou trocas de e-mails entre ele e Lemes. Leia mais AQUI.

Lar da Criança

A Polícia Judiciária Civil abriu investigação, na semana que passou, para apurar a suposta negligência cometida pelo Lar da Criança com o menor J.C.A., de 9 anos, que teria chegado morto no Pronto Socorro de Cuiabá, no dia 24 de abril passado.

O Lar da Criança é uma instituição do Estado, coordenada pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), e abriga menores em situação de abandono ou destituição familiar. Leia mais AQUI.

Transtornos da Copa

Tony Ribeiro/MidiaNews

O motorista Antonio Dworak reclama da falta de sinalização, no trecho em obras, na Av. 8 de Abril


Um automóvel Voyage, da Volkswagem, caiu em um buraco aberto pela empreiteira responsável pelas obras de revitalização do Córrego Mané Pinto, localizado na Avenida 8 de abril, na região do bairro Goiabeiras, em Cuiabá.

Segundo o motorista, Antônio Dworak, de 65 anos, ele descia pela Rua Coronel Barros, quando o veículo deslizou em um banco de areia e caiu no enorme buraco. Leia mais AQUI.

Vídeo no Facebook

A estudante de Direito Giselly Fortes denunciou, por meio de um vídeo postado em seu Facebook na última quinta-feira (15), o “fechamento” do Posto de Saúde do Residencial Coxipó.

Ela apontou falta de limpeza no local, "chão do banheiro imundo" e falta de vacina, "Se em um Posto de Saúde está assim, imagina a Policlínica. Estamos sendo tratados como cachorro de rua”, acusou. Leia AQUI.

Greve geral

Na última sexta-feira (16), os motoristas do transporte público da Capital deliberaram por greve geral na próxima terça-feira (20).

A categoria exige aumento de 7,15% e os empresários rejeitam o índice e oferecem 4,65%. Leia mais AQUI.

Fogo Suspeito

A Polícia Judiciária Civil iniciou investigação para apurar as causas do incêndio em um quiosque do Tangará Shopping Center, na cidade de Tangará da Serra (239 km a Noroeste de Cuiabá), na última quarta-feira (14). Leia AQUI.

Polícia Federal

Tony Ribeiro/MidiaNews

Os mandados de busca e de prisão são cumpridos pela PF em Cuiabá

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16), a Operação Columbo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que praticava roubos e furtos aos Correios, no Estado do Mato Grosso.

No total, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de condução coercitiva, em Cuiabá. Leia AQUI.

Segurança em risco

Um conflito de números relacionados à tabela salarial impediu qualquer avanço nas negociações entre entidades vinculadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros com o governador Silval Barbosa (PMDB).

Representantes da PM e dos Bombeiros se reuniram, no fim da tarde de quinta-feira (15), no Palácio Paiaguás, para discutirem sobre as reivindicações das duas categorias. Não houve acordos. Leia AQUI.

Contra o tempo


O Governo do Estado ainda espera entregar, ao menos parcialmente, o Complexo da Salgadeira para os turistas, durante a Copa do Mundo.

O início oficial dos jogos é no dia 12 de junho e, na Capital, a primeira partida será um dia depois.

A expectativa foi confirmada, via assessoria de imprensa, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo. Leia mais AQUI.

“Pardais” em Cuiabá

O consórcio CMT - Cuiabá Monitoramento de Trânsito venceu, na quarta-feira (14), a licitação feita pela Prefeitura de Cuiabá para instalar radares eletrônicos na Capital.

O consórcio vai receber R$ 39 milhões pelos serviços. A implantação de radares (conhecidos como "pardais") começa, no máximo, em 30 dias. Leia mais AQUI.

Sistema prisional

O ex-deputado federal Pedro Henry (detalhe) vai usar tornezeleira, segundo a Vara de Execuções

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou o uso imediato de tornozeleiras eletrônicas em 400 presos do regime aberto ou semiaberto da Capital.

Entre eles, está o ex-deputado federal Pedro Henry (PP), condenado pelo esquema do Mensalão petista.

Atualmente trabalhando, das 8h às 18h, no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, o ex-parlamentar dorme no anexo 1 da Penitenciária Central do Estado. Leia AQUI.

Leia mais notícias sobre Cotidiano:

1999-2025 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real

(65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados.

Ver em: Celular - Web