A semana em cotidiano foi marcada por novos desdobramentos nas investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão ligado ao Ministério Público Estadual, a respeito da Operação Arqueiro.
A operação “Arqueiro” foi desencadeada com o objetivo de apurar a existência de suposto conluio entre servidores lotados na Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e os institutos IDH e Concluir, visando à prática de fraudes em licitações e convênios.
Também foi notícia a suposta morte de um menino de 9 anos dentro do Lar da Criança, unidade gerida pela Setas. J. chegou ao Pronto Socorro da Capital morto.
Além disso, marcou a semana um acidente na Avenida 8 de Abril, na obra da Copa do Mundo para revitalização do Córrego Mané Pinto. Um carro caiu em um buraco.
Confira o resumo dos fatos que marcaram o cenário em cotidiano na semana que passou:
Operação Arqueiro As investigações do Gaeco na “Operação Arqueiro" apontam que o atual titular da Setas, Jean Estevan Campos Oliveira, atuou em favor do empresário Paulo César Lemes, para que o mesmo mantivesse contratos e convênios com dispensa irregular de licitação com o Estado, por meio de institutos, sem fins lucrativos, de “fachada”.
Os promotores de Justiça do Gaeco acreditam que Lemes é o “dono” dos institutos Concluir e IDH, que obteve contratos milionários com a Setas, comandada na ocasião pela primeira-dama Roseli Barbosa. E que, numa triangulação com empresas privadas, ele se beneficiou financeiramente dos institutos.
Por meio da quebra de sigilo do atual secretário Jean Estevan, que na ocasião era adjunto de Roseli, o Gaeco encontrou trocas de e-mails entre ele e Lemes. Leia mais
AQUI.
Lar da CriançaA Polícia Judiciária Civil abriu investigação, na semana que passou, para apurar a suposta negligência cometida pelo Lar da Criança com o menor J.C.A., de 9 anos, que teria chegado morto no Pronto Socorro de Cuiabá, no dia 24 de abril passado.
O Lar da Criança é uma instituição do Estado, coordenada pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), e abriga menores em situação de abandono ou destituição familiar. Leia mais
AQUI.
Transtornos da Copa
Tony Ribeiro/MidiaNews
|
|
O motorista Antonio Dworak reclama da falta de sinalização, no trecho em obras, na Av. 8 de Abril
|
Um automóvel Voyage, da Volkswagem, caiu em um buraco aberto pela empreiteira responsável pelas obras de revitalização do Córrego Mané Pinto, localizado na Avenida 8 de abril, na região do bairro Goiabeiras, em Cuiabá.
Segundo o motorista, Antônio Dworak, de 65 anos, ele descia pela Rua Coronel Barros, quando o veículo deslizou em um banco de areia e caiu no enorme buraco. Leia mais
AQUI.
Vídeo no Facebook A estudante de Direito Giselly Fortes denunciou, por meio de um vídeo postado em seu Facebook na última quinta-feira (15), o “fechamento” do Posto de Saúde do Residencial Coxipó.
Ela apontou falta de limpeza no local, "chão do banheiro imundo" e falta de vacina, "Se em um Posto de Saúde está assim, imagina a Policlínica. Estamos sendo tratados como cachorro de rua”, acusou. Leia
AQUI.
Greve geralNa última sexta-feira (16), os motoristas do transporte público da Capital deliberaram por greve geral na próxima terça-feira (20).
A categoria exige aumento de 7,15% e os empresários rejeitam o índice e oferecem 4,65%. Leia mais
AQUI.
Fogo SuspeitoA Polícia Judiciária Civil iniciou investigação para apurar as causas do incêndio em um quiosque do Tangará Shopping Center, na cidade de Tangará da Serra (239 km a Noroeste de Cuiabá), na última quarta-feira (14). Leia
AQUI.
Polícia Federal
Tony Ribeiro/MidiaNews
|
|
Os mandados de busca e de prisão são cumpridos pela PF em Cuiabá
|
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16), a Operação Columbo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que praticava roubos e furtos aos Correios, no Estado do Mato Grosso.
No total, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de condução coercitiva, em Cuiabá. Leia
AQUI.
Segurança em risco
Um conflito de números relacionados à tabela salarial impediu qualquer avanço nas negociações entre entidades vinculadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros com o governador Silval Barbosa (PMDB).
Representantes da PM e dos Bombeiros se reuniram, no fim da tarde de quinta-feira (15), no Palácio Paiaguás, para discutirem sobre as reivindicações das duas categorias. Não houve acordos. Leia
AQUI.
Contra o tempoO Governo do Estado ainda espera entregar, ao menos parcialmente, o Complexo da Salgadeira para os turistas, durante a Copa do Mundo.
O início oficial dos jogos é no dia 12 de junho e, na Capital, a primeira partida será um dia depois.
A expectativa foi confirmada, via assessoria de imprensa, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo. Leia mais
AQUI.
“Pardais” em CuiabáO consórcio CMT - Cuiabá Monitoramento de Trânsito venceu, na quarta-feira (14), a licitação feita pela Prefeitura de Cuiabá para instalar radares eletrônicos na Capital.
O consórcio vai receber R$ 39 milhões pelos serviços. A implantação de radares (conhecidos como "pardais") começa, no máximo, em 30 dias. Leia mais
AQUI.
Sistema prisional
|
O ex-deputado federal Pedro Henry (detalhe) vai usar tornezeleira, segundo a Vara de Execuções
|
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou o uso imediato de tornozeleiras eletrônicas em 400 presos do regime aberto ou semiaberto da Capital.
Entre eles, está o ex-deputado federal Pedro Henry (PP), condenado pelo esquema do Mensalão petista.
Atualmente trabalhando, das 8h às 18h, no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, o ex-parlamentar dorme no anexo 1 da Penitenciária Central do Estado. Leia
AQUI.
Comentários (Nenhum)