A audiência pública em Porto Alegre do Norte, na última sexta-feira, priorizou a logística como o assunto principal da região Norte Araguaia. Os deputados Adalto de Freitas e Baiano Filho, ambos do PMDB, proponentes da audiência, ouviram produtores, prefeitos e vereadores da região, que destacaram ser preciso investir em logística para que o Norte Araguaia possa se tornar a fronteira agrícola de Mato Grosso.
Segundo Adalto, representante da região na Assembleia Legislativa, o avanço no setor propiciará maior competitividade aos produtos da região, já que poderão ser comercializados a preços compatíveis. "Não estamos em um momento de abrirmos mão de nosso quinhão. O Araguaia está sendo mais valorizado do que nunca e precisamos garantir os avanços para que a região não fique esquecida", disse o parlamentar.
Produtores afirmaram que a principal dificuldade está no deslocamento para as demais localidades do Estado. Eles defenderam a necessidade de melhores rodovias, já que ainda existem estradas que precisam ser asfaltadas, como as BRs 158 e 242, além de modais de transporte, como a ferrovia e a hidrovia.
A respeito da ferrovia, participou da audiência, o representante do Dnit (Departamento Nacional de Infra-estrutura dos Transportes), Zeno Gonçalves. Segundo ele, a Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico), está dividida em duas etapas, sendo a primeira com início previsto para o segundo semestre deste ano e a segunda sem data prevista. No Estado, a ferrovia passará pelos municípios de Cocalinho, Nova Nazaré, Água Boa, Canarana, Gaúcha do Norte, Paranatinga, Nova Ubiratã, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Maringá, Brasnorte, Sapezal, Campos de Júlio e Comodoro. Ao todo, a obra deve ultrapassar os R$ 4 bilhões, em investimentos.
O deputado Percival Muniz (PPS) argumentou sobre a necessidade de asfaltamento nas rodovias que ligam a região ao Estado. Ele disse ter conversado com o governador Silval Barbosa (PMDB), que tem esse um mote de campanha, comentando que se Barbosa asfaltar o Araguaia já terá cumprido metade da meta. Muniz foi aplaudido pelos participantes.
O representante do governo no evento, Arnaldo Alves, secretário de Transportes e Pavimentação Urbana, garantiu que os traçados das BRs 080, 251 e 242 e da MT 100 já foram definidos, em que o objetivo é integrar o maior número de municípios e regiões produtivas. "Há uma parceria entre os governos estadual e federal para a construção de rodovias. Também temos o projeto para a substituição das pontes de madeira por pontes de concreto. Ao todo, são 2.100 pontes de madeira em rodovias estaduais", contou Alves. Além disso, o governo deve disponibilizar R$ 200 milhões para pavimentação urbana, em parceria com os prefeitos.
O secretário adjunto de desenvolvimento da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Élio Rasia, propôs que a Assembleia faça um projeto de lei para aumentar o período dos incentivos fiscais para o Araguaia, para 15 anos. Atualmente são 10 anos. "Acredita que a Assembleia vá respaldar esse projeto", disse Rasia.
Participaram da audiência, além dos citados, os deputados Airton Português e Luizinho Magalhães, ambos do PP; o suplente de deputado federal Eduardo Moura (PPS); os prefeitos de Porto Alegre do Norte, Edi Scorsin; de Santa Terezinha, Domingos da Silva Neto; de Alto Boa Vista, Aldecides Milhomem de Cirqueira; São José do Xingu, Gilberto Mendes Leoncini; de Vila Rica, Naftaly Calisto; de Canabrava do Norte, Lorival Martins Araújo; entre outras autoridades.
Com informações da assessoria.
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