07.11.2015 | 14h:00

DEGENERAÇÃO GENÉTICA


Mulher com doença que a deixou 'sem rosto' diz 'ser feliz desse jeito'

A neurofibromatose é uma doença genética que favorece o surgimento de tumores benignos no sistema nervoso

Reprodução

O caso de uma indiana que sofre de neurofibromatose, uma degeneração genética que causa inchaços pelo corpo, e ficou 'sem rosto' está chamando a atenção na internet. As informações são do Mail Online.

 

Khadija Khatoon, de 21 anos, não é capaz de dizer se possui olhos ou um nariz, e sua boca não é nada mais do que um pequeno orifício no lado esquerdo de seu rosto. Apesar das adversidades, Khadija diz ser feliz: "Eu fui feita desta maneira e aceito humildemente. Eu faço o que eu posso. Se é assim que eu fui feita para ser então eu vou viver com isso. Não é uma questão de aceitar, eu apenas vivo como eu sou".

 

Natural de Kolkata, no leste da Índia, ela conta que seus pais notaram algo de errado quando ela não conseguia abrir os olhos aos dois meses de idade. "Ela nasceu com pálpebras grossas e parecia muito diferente de outras crianças mas não pensávamos que havia algo de errado até perceber que ela não conseguia abrir os olhos corretamente", conta Amina Bibi, de 50 anos, mãe de Khadija.

 

Amina conta que os médicos disseram que nada podia ser feito, e Khadija aos poucos foi também recusando qualquer tipo de ajuda com sua condição. Ela nunca foi à escola e teve lições com seus irmãos e irmãs em casa. "Eu não tenho amigo mas tenho minah família. Minha família é minha única amiga e eu a amo muito. Meus pais são meu mundo. Eu não converso com estranhos", contou.

 

Khadija insiste que não quer fazer nenhum tipo de cirurgia, mas um funcionário do governo local, Rupak Dutta, 52, disse que ficou comovido com a situação dela e quer ajudar. Ele conta que está em contato com organizações para tentar arranjar um encontro entre Khadija e especialistas para discutir uma possível cirurgia.

 

A neurofibromatose é uma doença genética que favorece o surgimento de tumores benignos no sistema nervoso. O tipo 1 da doença é o mais comum, afetando cerca de um em 3 mil nascimentos. O tratamento normalmente envolve a retirada dos tumores através de cirurgia.

 

Fonte: http://www.redetv.uol.com.br/jornalismo/da-para-acreditar/mulher-com-doenca-que-a-deixou-sem-rosto-diz-ser-feliz-desse-jeito


Leia mais notícias sobre Variedades:

1999-2025 MidiaNews - Credibilidade em Tempo Real

(65) 3027-5770 - Todos os direitos reservados.

Ver em: Celular - Web