Os gêmeos Sofia e Roberto, filhos do casal Antônia Letícia Asti, de 61 anos, e José César Asti, 55, que nasceram no dia 23 de outubro, continuam se desenvolvendo bem. Os bebês, que ainda estão no hospital, já ganharam mais de 500 gramas cada um e devem ter alta em breve.
Antônia teve os bebês após 20 anos de tratamento e quatro tentativas de inseminação artificial. O parto precisou ser adiantado quando Antônia estava com 31 semanas de gestação, ou o equivalente oito meses de gravidez, por causa de uma hipertensão severa da mãe.
As crianças nasceram pesando cerca de 900 gramas. Hoje, Sofia está pesando 1.480 quilos e Roberto 1.560. Para que os gêmeos deixem o hospital, é preciso que ambos estejam pesando no mínimo 2.100 quilos. “Achamos que no ritmo que está eles vão estar em casa antes do Natal”, torce José.
Antônia, que passa a maior parte do tempo com os filhos no hospital, está produzindo o leite que ajuda na alimentação dos bebês. José explica que as crianças também mamam no peito da mãe, para aprenderem a sugar no peito.
O casal ainda não teve tempo de arrumar o quarto dos bebês, já que Antônia passa o dia todo com as crianças e José passa o dia trabalhando. “Vamos começar a escolher os móveis do quartinho das crianças na próxima semana", diz o carpinteiro.