Cuiabá, Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2025
COPA DO MUNDO
Tamanho do texto A- A+

AL discute com Agecopa as desapropriações em VG

Cidade vai ser beneficiada com implantação do VLT; audiência vai discutir execução de obras

Divulgação

Ramos, presidente da comissão: discussão sobre desapropriações em Várzea Grande

Ramos, presidente da comissão: discussão sobre desapropriações em Várzea Grande

DA REDAÇÃO

Representantes da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal – Fifa 2014 (Agecopa) e de Várzea Grande terão oportunidade de apresentar, nesta quarta-feira (29), durante reunião da Comissão Parlamentar de Acompanhamento da Copa do Pantanal na Assembleia Legislativa, os projetos do sistema viário que serão desenvolvidos naquele município. 

De acordo com o Capítulo 8 do relatório final do “Plano de Mobilidade e Transporte da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá”, estão previstas 40 intervenções de desbloqueio (21 no Programa de Articulação Viária e 19 no Programa de Infraestrutura Viária Complementar), com extensão total de aproximadamente 100 quilômetros. 

No programa principal, o “Estratégico de Circulação Urbana e Infraestrutura”, serão feitas intervenções em 24,79 km, em Várzea Grande (alargamento e obras de arte, duplicação e ampliação) e 39,39 km em Cuiabá.

Segundo Carlos Klaus – assessor especial do diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, o prefeito Murilo Domingos já assinou o projeto.

Uma sobreposição dos Mapas de Articulação, Viário e de Expansão Viária, em poder da comissão, mostra que já estão traçadas todas as obras de bloqueio em Cuiabá e nenhuma está demarcada em Várzea Grande. 

Para o presidente da comissão e vice-líder do Governo na AL, deputado Wagner Ramos (PR), é importante que os trabalhos em ambas as cidades caminhem simultaneamente.

O projeto de desbloqueio do trânsito tem importância estratégica para as obras de implantação do VLT porque prevê a abertura de "rotas de escape" ou "pontos de fuga" para desobstruir o trânsito nas regiões onde elas forem realizadas.

O Plano de Mobilidade e Transporte avalia e mostra as condições de circulação e de acesso aos municípios da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, por meio da modalidade rodoviária. O objetivo é orientar as esferas competentes no âmbito da sua jurisdição na adoção das medidas necessárias para a reestruturação do transporte rodoviário.   

Wagner Ramos e os demais parlamentares que integram a comissão – Jota Barreto, Zeca Viana, Luiz Marinho, Nininho, Nilson Santos, Ezequiel Fonseca e Percival Muniz - estão convidando a população de Várzea Grande e da Baixada para participar das discussões sobre as obras de desbloqueio de Várzea Grande.

A reunião tem início previsto para as 11 horas, na Sala da Comissão de Acompanhamento da Copa-2014, no 1º andar da sede da AL.

Com informações da Secom-AL




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia