Cuiabá, Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2025
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Apesar do alto custo, VLT é considerado o mais viável

Recursos, de R$ 1,1 bilhão, serão emprestados junto ao BNDES; ideia é transferir gestão à iniciativa privada

Divulgação/Secom-MT

Silval e Eder defendem VLT como melhor modelo para Cuiabá; transporte é tradicional na Europa

Silval e Eder defendem VLT como melhor modelo para Cuiabá; transporte é tradicional na Europa

RAFAEL COSTA
DA REDAÇÃO

Para financiar a execução do projeto do VLT (Veículo Leve Sobre Trilho) em Cuiabá, a Agecopa (Agência Estadual de Execução de projetos para a Copa do Mundo) terá R$ 450 milhões, disponibilizados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para investimento em Mobilidade Urbana nas cidades sedes da Copa do Mundo de 2014.

Para completar o investimento, mais R$ 550 milhões serão emprestados pelo Estado junto ao Governo Federal, dentro da capacidade de endividamento, que corresponde, em 2011, ao total de R$ 2,5 bilhões.

Conforme o presidente da Agecopa, Eder Moraes, após a conclusão das obras, o sistema de transporte deverá ser administrado por uma empresa privada.

"Vamos pedir uma majoração do valor oferecido atualmente pelo BNDES para executar o projeto. Depois, será feita uma concessão para que seja entregue à rede privada. Com os recursos da exploração de serviços, vamos abater pagamentos e oferecer um preço justo aos passageiros, sem a necessidade do Estado subsidiá-la para chegar a uma cobrança confortável", revelou Éder, em entrevista ao Midianews.

Embora o projeto básico do BRT (Bus Rapid Transit) já esteja protocolado na Caixa Econômica Federal (CEF), Éder Moraes assegura que a mudança para o VLT não implica em atraso na execução das obras.

"A implantação do BRT exigiria a desapropriação de mais de 1 mil imóveis, e ninguém sabe ao certo o tempo disso para depois entrar na execução do projeto. O VLT é um modelo de transporte moderno, eficiente, ecologicamente correto, que vai corresponder à expectativa do povo mato-grossense", afirmou.

Fator decisivo

O motivo que pesou favoravelmente na escolha do VTL foi a revelação de estudos técnicos, que indicam menor necessidade de desapropriar imóveis nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande.

O governador Silval Barbosa (PMDB) já tinha sinalizado que a escolha do VLT poderia ser viável, desde que comprovasse em estudos técnicos sua viabilidade.

"Não sabemos o impacto financeiro para mais de 1,3 mil desapropriações, necessárias para implantação do BRT. Ainda não tem o valor exato e tampouco sabemos a noção do tamanho da briga jurídica em torno disso", declarou Silval, recentemente.

Embora não seja admitido publicamente, a cúpula do Palácio Paiaguás se mostra temerosa com a possibilidade de investir R$ 1 bilhão em pagamento de indenização aos proprietários dos imóveis, situados nas principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande, que são Prainha, Fernando Correa da Costa e FEB.

Esses locais servirão de corredor de passagem ao BRT ou VLT, o que exige ampliação lateral das pistas para facilitar o tráfego. Serão duas linhas que irão cumprir o trecho CPA/Aeroporto e Coxipó/Centro.




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8 Comentário(s).

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Lisandro Peixoto Filho  26.06.11 21h29
Estranho porque não planejaram o local do elefante branco Verdão para o CPA ou Coxipó, regiões estas contempladas pelo futuro sistema de transporte. Se fosse seu dinheiro aplicado, a atitude seria a mesma? "Vamos pedir uma majoração do valor oferecido atualmente pelo BNDES para executar o projeto. Depois, será feita uma concessão para que seja entregue à rede privada. Com os recursos da exploração de serviços, vamos abater pagamentos e oferecer um preço justo aos passageiros, sem a necessidade do Estado subsidiá-la para chegar a uma cobrança confortável", revelou Éder, em entrevista ao Midianews". Enquanto isto, segurança, saúde e educação... Já estou com cabeça doendo antes da ressaca!
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Joedson Pinheiro  26.06.11 17h38
Até parece que a população que anda de ônibus mora ao longo da Av. Fernando Correa e Prainha. Quanta falta de conhecimento do transporte coletivo Cuiabá - V. Grande. Quem usa mesmo o transporte coletivo é do Pedra 90, Osmar Cabral, 1º de Março....etc prá esse pessoal ninguem fala nada..vai continuar sofrendo, pois vão continuar andando em ônibus velhos, lotados..etc,etc.além do mais terão que arcar com mais custos na passagem. Essa turma que estão lutando pelo marvado é do grupo Vem Lucrar com Transporte.
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Basilio  25.06.11 23h28
a única coisa que sei é que o cuiabano vai passar fome, pois o custo de vida ficará altissimo, e a maioria de emprego será mais para quem vem de fora, pois infelizmente nossa população cuiabana não tem condições de exercer muitas das funções que irão aparecer. Motoristas e cobradores de coletivos que se preparem para ficarem desempregados.
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JOAO NOLASCO DE SOUZA  25.06.11 21h56
Parabens ao Governador SILVAL BARBOSA e Eder de Moraes pela excelente escolha,pois sem duvida é um meio de transporte eficiênte e moderno e será um marco histórico na Administracão do Governador SILVAL BARBOSA. Cuiabá vai ficar uma cidade bonita e moderna.
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Janice  25.06.11 20h49
Vamos andar de VLT.Vamos deixar os professores da rede pública em greve, com baixos salárias e educação ruim, vamos deixar os doentes morrendo no Pronto Socorro, os bandidos e os viciados soltos nas ruas, vamos sair de nossas casas com ruas sem asfalto e vamos andar de VLT. Afinal, precisamos de um pouco de conforto.
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