Cuiabá, Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2025
INFRAESTRUTURA DO MUNDIAL
Tamanho do texto A- A+

Copa 2014 vai ter matriz de responsabilidades para suporte e serviço

As cidades-sede vão ter a oportunidade de fazer uma revisão no que está previsto na matriz de responsabilidades assinada em janeiro de 2010

Da Redação

Um dos assuntos discutidos na reunião do Comitê de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014 com representantes das 12 cidades-sede e o ministro do Esporte, Orlando Silva, nessa quinta-feira (07.07), em Brasília (DF), foi a elaboração de uma matriz de responsabilidades para infraestrutura de suporte e serviço. Diversos pontos foram abordados no que se refere ao cumprimento dos prazos de início e execução das obras. As cidades-sede vão ter a oportunidade de fazer uma revisão no que está previsto na matriz de responsabilidades assinada em janeiro de 2010.

O diretor de Planejamento e Articulação Interinstitucional da Agecopa, Yênes Magalhães, participou do evento e avalia que Cuiabá está fazendo tudo para cumprir a exigência da presidenta da República, Dilma Rousseff, e consequentemente os prazos estipulados pela FifaIFA.

O Comitê de Responsabilidades da Copa do Mundo de 2014 se reuniu para debater o novo ciclo de monitoramento de projetos que são executados para a realização da competição. Encerrado o ciclo sobre infraestrutura e mobilidade urbana, o próximo passo é debater assuntos relacionados à segurança, ao meio ambiente, turismo, à saúde, telecomunicação e energia e promoção nacional.

Na próxima semana o Governo Federal encaminha um documento para que cada cidade possa apresentar as possíveis alterações. O prazo de entrega deste documento preenchido será o dia 19 de julho. As informações serão discutidas e avaliadas na reunião do Gecopa (grupo composto por cinco ministérios) com a participação de prefeitos e governadores, prevista para ocorrer entre os dias 20 e 25 de julho. A discussão será feita caso a caso.

Nos ciclos de monitoramento, que são realizados a cada três meses, o Governo Federal e as cidades-sede fazem uma análise da evolução dos empreendimentos a partir de informações fornecidas pelas equipes locais.

Participam do comitê, o Ministério do Esporte, que o coordena, e representantes das cidades-sede indicados por governadores e prefeitos. Criado por meio da assinatura da Matriz de Responsabilidades, em janeiro de 2010, o comitê tem como missão manter o diálogo e a cooperação entre o Governo Federal e as cidades-sede, além de supervisionar a execução dos acordos firmados para realização do mundial.

 




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia