Cuiabá, Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2025
PRAÇA DO "CAE-CAE"
Tamanho do texto A- A+

Júlio sugere que Agecopa construa monumento à Paz

Deputado quer homenagear os mortos da Guerra do Paraguai

Divulgação

Júlio Campos relembra que Cuiabá sofreu com a batalha

Júlio Campos relembra que Cuiabá sofreu com a batalha

O deputado federal Júlio Campos (DEM) sugeriu que a Agecopa inclua entre as obras da "Copa do Pantanal" um monumento à Paz, na Praça do "Cae Cae". Isso em homenagem as pessoas que, bravamente, perderam suas vidas na guerra com o Paraguai, na retomada do território de Corumbá à Mato Grosso, muitos caiam e lá mesmo eram enterrados por haver verdadeira multidão de cadáveres.

A sugestão do parlamentar foi feita com base no pedido do arquiteto e urbanista José Antonio Lemos dos Santos escreveu o artigo 13 de Junho, Um Monumento à Paz, que bem retratou a fibra do povo cuiabano, do povo mato-grossense em relação à retomada de Corumbá do Paraguai.

"A guerra exterminou 50% da população cuiabana, pois os soldados retornaram à Cuiabá com varíola. Este artigo relembra essa data e sugere que na nova Cuiabá, no novo Mato Grosso, hoje forte e pujante, não seja esquecida essa grande data e seja feito um monumento especial para homenagear aqueles heróis mato-grossenses sepultados no Cae-Cae", afirmou o deputado.

De acordo com o deputado, Mato Grosso sofreu muito com a Guerra do Paraguai e foi um dos estados dos países em guerra que mais teve enfrentamento naquela tríplice aliança entre Brasil, Argentina, Uruguai contra o Paraguai.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
12 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Neide Maria Rodrigues Da Silva  28.06.11 08h39
Concordo com a idéia, e gostaria de deixar registrado que o Arquiteto José Antonio Lemos já possue um projeto com esse fim.
0
0
Loureiro  27.06.11 21h51
Monumento á Burrice Diante dos comentarios contra a obra proposta ,nada resta a não ser se vergar a realidade. Um povo que repudia sua historia (talvez nem a conheça) nao merece o monumento sonhado. Talvez o colera,ao invez da praça, lhes caia bem.Pelo menos desta vez o vibrião mataria idiotas, e nao herois que deram a vida pela patria.
0
0
marisa  27.06.11 18h07
precisava ir lá para Brasília para propor tal projeto? ÔÔÔÔ falta do que realmente fazer pelo povo vivo e com desejo de melhoras ou devo dizer memórias???!!!
0
0
Fabricia  27.06.11 16h23
Vale aquele velho ditado "Se não pode ajudar, pelo menos não atrapalha", né deputado? Tanta coisa pra construir até a Copa e o cara quer fazer um monumento da paz? Mais uma estátua pros pombos cagarem em cima? Porque só serve pra isso né? #mepoupaprontofalei
0
0
carlos  27.06.11 12h46
MAS SÓ ESSE CAMARADA PARA FALAR UMA COISA DESSA, ETA POLITICO PORCARIA. O JULIO DEVERIA INDICAR UMA HOMENAGEM AOS MORTOS NO TRECHO DA RODOVIA ENTRE VARZEA GRANDE E JANGADA, POIS O MESMO FEZ UMA RODOVIA QUE CABE SOMENTE DUAS CHARRETES NO MOMENTO EM QUE SE PASSA UMA PELA OUTRA E UM ASFALTO CASCA DE OVO. CADA UMA QUE EU VEJO.....
0
0