Cuiabá, Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2025
DESTAQUES POSITIVOS
23.10.2025 | 16h31 Tamanho do texto A- A+

TCE-MT assegura manutenção das certificações ISO 9001 e 50001

A auditoria externa da ABNT foi concluída nesta quinta-feira

Thiago Bergamasco/TCE-MT

Auditor da ABNT José Eduardo Rodrigues durante reunião de conclusão da auditoria externa

Auditor da ABNT José Eduardo Rodrigues durante reunião de conclusão da auditoria externa

DA REDAÇÃO

Com todos os critérios atendidos e destaques positivos, a auditoria externa realizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foi concluída nesta quinta-feira (23) com parecer pela manutenção dos selos ISO 9001, aos sete processos de excelência do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) mantidos pelo Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), e ISO 50001, referente ao Sistema de Gestão de Energia (SGE).

 

Conduzida pelo auditor da ABNT José Eduardo Rodrigues, a avaliação apontou evolução nos indicadores dos processos e produtos. Para ele, os destaques envolvem o comprometimento da alta direção do TCE-MT na qualidade dos processos, a realização de pesquisa de clima organizacional e as ações a partir dos resultados, além do rigor na documentação das informações.

 

“Eu pude observar uma grande evolução, as metas sendo cumpridas e que o que foi planejado está sendo executado. Com relação ao SGQ, os colaboradores estão envolvidos com tema, praticando os princípios nas atividades do seu dia a dia. Com relação ao SGE, eu destaco a redução da emissão de CO2, que diminuiu mais de meio milhão de toneladas desde 2022”, declarou o auditor.

 

Rodrigues aproveitou para enaltecer o trabalho e envolvimento da equipe do TCE-MT. “Parabenizo a alta direção do Tribunal, na pessoa do conselheiro Sérgio Ricardo, que comanda o TCE, pela dedicação e agradeço a parceria. A ABNT realiza essa auditoria de forma independente, mas é sempre um grande aprendizado."

 

Representando o presidente do TCE-MT, o secretário-geral da Presidência, Nilson Bezerra, destacou que a qualidade é uma política da instituição, que deve sempre buscar a excelência.

 

“Independentemente dos ISO, o presidente Sérgio Ricardo acredita que os processos devem sempre continuar melhorando. Para dar um exemplo, em relação à gestão de energia, a nova meta estabelecida pelo presidente é de que a gente consiga ter 100% do nosso do nosso gasto energético coberto por uma usina fotovoltaica, que hoje em dia já está em 30%."

 

Para a coordenadora de Planejamento Estratégico Institucional do TCE-MT, Mônica Botelho, o resultado da auditoria reflete o reconhecimento já atribuído à instituição, conforme mencionado pelo auditor, em ações educativas como as realizadas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

 

“A UFMT nos convidou para apresentar nossos sistemas de gestão estratégica, que são certificados, para os alunos. Recentemente, a Eletrobras fez contato conosco para entender como a gente trabalha esses processos dentro do Tribunal de Contas. Então, eu acho que isso nos engradece e nos deixa felizes e honrados”, pontuou Mônica. 

 

Sistema de Gestão de Energia

 

Um dos destaques exaltados pelo auditor da ABNT, o SGE do TCE-MT promove, desde 2015, ações que visam a economia eficiente da eletricidade, com implantação de placas solares no complexo. A gerente do SGE, Debora Finazzi, apontou que as atividades para esse fim são constantes. 

 

“Desde a troca dos aparelhos de ar-condicionado pela tecnologia inverter e a substituição das lampas por led, existe todo um trabalho acontecendo para que apareça esse resultado. No último ano, nossa economia de CO2 foi de 38,9% e já estamos estudando ampliar o número de placas fotovoltaicas", explicou ela, lembrando que o TCE-MT foi o primeiro órgão público do país a conquistar o selo de eficiência energética. 

 

Certificado pela ABNT desde 2012, o TCE-MT é referência entre as instituições públicas do Brasil. O selo ISO 9001 engloba, dentro do SGQ, o Radar de Controle Público, o Diário Oficial de Contas (DOC), o Plenário Virtual, o Gerenciamento de Prazos e Sistematização das Atividades (SGP), o Controle da Qualidade das Informações Inseridas no Sistema Geo-Obras, o Sistema de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (SPE) e a Auditoria Informatizada de Contas Anuais de Governo.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia