Cuiabá, Quinta-Feira, 23 de Outubro de 2025
INFRAESTRUTURA DA COPA
Tamanho do texto A- A+

Rede hoteleira garante acomodação para o Mundial

Empresários do setor apontam para uma agenda anual para suprir demanda em Cuiabá

MidiaNews

Associação dos hotéis garante que Cuiabá terá capacidade para atender turistas em 2014

Associação dos hotéis garante que Cuiabá terá capacidade para atender turistas em 2014

ISA SOUSA
DA REDAÇÃO

A possibilidade de a rede hoteleira de Cuiabá e Várzea Grande não suportar o volume de turistas esperados na Copa do Mundo de 2014 pode ser apenas especulação. Dados da Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT) apontam que a Grande Cuiabá possui 109 hotéis, divididos em 4.472 apartamentos e 10.914 leitos.

Em Cuiabá, está grande parte da rede, com 70 hotéis, 3.261 apartamentos e 7.920 leitos. Para 2014, estão previstas 14 novas obras de construção ou ampliação de hotéis, o que significará a construção de mais 1.409 apartamentos e 3.644 leitos.

Em Várzea Grande, está prevista a construção ou ampliação de dois hotéis, totalizando 39 estabelecimentos, com 1.211 apartamentos e 2.994 leitos.

De acordo com levantamento do Ministério do Esporte, são esperados no Brasil 600 mil turistas internacionais, que terão um impacto econômico de R$ 3,9 bilhões. De turistas nacionais, o Ministério espera que 3 milhões participem do evento, o que significará a movimentação - incluindo hotéis, passeios e jogos - de R$ 5,5 bilhões.

Em Mato Grosso, ainda não há dados oficiais e específicos da expectativa de turistas esperados. Porém, para o presidente da ABIH, Luiz Verdun, não se pode pensar em investimentos da rede hoteleira apenas para o Mundial.

"Hoje, há pelo menos oito novos projetos tramitando na Prefeitura de Cuiabá, visando à construção de novos hotéis. Além dos que já estão em fase final, o número seria suficiente para suprir a demanda", afirmou.

Segundo Verdun, superlotações na rede hoteleira na Grande Cuiabá são previstas quando há eventos ocorrendo concomitantemente; e, para tal, seria necessário que o Estado criasse um calendário anual.

"É preciso adequar uma agenda anual para Cuiabá. Dessa forma, grandes eventos ou, até mesmo, concursos públicos, por exemplo, não se chocariam e não causariam, consequentemente, falta de leitos", disse.

Exemplo da África

Outra solução prevista para suportar turistas seria a qualificação de moradores de Cuiabá e Várzea Grande para hospedar turistas durante a Copa do Mundo de 2014.

A estratégia foi utilizada em algumas cidades africanas que sediaram jogos do Mundial de 2010 e deve auxiliar a Capital de Mato Grosso a comportar a demanda.

O diretor de Assuntos Estratégicos da Agência Executora de Obras da Copa do Pantanal (Agecopa), Yuri Bastos, já afirmou, em outras ocasiões, que a medida seria excelente.

Quanto aos números de leitos em hotéis, o diretor observou que a prioridade é para pessoas da Fifa e da imprensa de outras localidades.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
4 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

antonio carlos velloso vieira marcondes  26.06.11 19h33
Fiquei em uma chamada Guest House na Copa da Africa por 3 dias, funcionarios bens treinados, Casa limpa,valor da diaria maior que Hotel, bastante Europeus hospedados.Conversei com a proprietaria e funcionarios que informaram que a preparaçao começou bem antes para poder receber na Copa DO Mundo, com cadastramento, treinamento.Curitiba ja esta pensando neste tipo de hospedagem.
0
0
thiago  26.06.11 11h43
a gnt pensa que o negocio vai melhorar e se engana... pergunta: O estado vai estruturar minha casa pra eu receber turista?? o fim se aproxima....
0
0
paulo costa  26.06.11 10h30
TODA ESSA CONVERSINHA DA REDE HOTELEIRA É PARA BOI DORMIR E ENGANAR BESTA...LEMBRAMOS QUE RECENTEMENTE PARA O CONCURSO DO MINISTÉRIO DO TRABALHO , O PROBLEMA DA FALTA DE VAGAS EM TODOS OS HOTEIS DA CIDADE FICARAM MAIS QUE EIVDENCIADOS E LEMBRAMOS QUE PARA A COPA DE 2014 ESSE PROBLEMA PODE MULTIPLICAR POR MIL. NÃO VENHAM COM ESSA CONVERSA DE BEBÂDO, CUIABÁ TEM QUE CONSTRUIR NOVOS HOTÉIS E ESTRUTURAR OS EXISTENTES, PONTO FINAL.
0
0
joaozinho  26.06.11 09h56
Elefantes branco.
0
0