Cuiabá, Sábado, 19 de Julho de 2025
BELEZAS NATURAIS
05.03.2013 | 08h55 Tamanho do texto A- A+

Cachoeira do Prata é tombada como patrimônio histórico de MT

Estado deverá zelar pela proteção e garantia do equilíbrio natural do local

João Batista

Cachoeira do Prata, no Sul do Estado, foi tombada como patrimônio histórico e artístico

Cachoeira do Prata, no Sul do Estado, foi tombada como patrimônio histórico e artístico

KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO

A Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso (SEC/MT) tombou a Cachoeira do Prata, localizada no Rio do Prata, entre as cidades de Jaciara (110 km ao Sul) e Juscimeira (160 km ao Sul de Cuiabá), como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual.

A portaria n° 007/2013, assinada pela secretária Janete Riva, foi publicada no Diário Oficial que circulou na segunda-feira (4) e se refere ao processo de tombamento n°. 280711/2012.

Os estudos estavam em tramitação na SEC e concluíram que a proteção da área tombada garantirá o equilíbrio natural e dará um novo significado social ao espaço delimitado, a ser tutelado pelo poder público estadual.

O patrimônio tombado fica igualmente protegido de qualquer ação que lhe impeça ou reduza a visibilidade ou paisagem estética e ambiental, tanto do bem, quanto de sua área de entorno e vizinhança.

Também foi considerado que a Cachoeira do Prata faz parte da história do de Mato Grosso, por se tratar de uma bela paisagem natural, por sua apresentação da natureza, "onde a inserção do homem não alterou a beleza natural ali exposta".

Foi considerada uma delimitação da área de tombamento e de entorno 63 km de curso d’água da Cachoeira do Prata ao Reservatório PCH São Lourenço.

O tombamento implica que a Cachoeira do Prata passa a ser tutelada pela proteção especial do Poder Público Estadual, que velará para que os efeitos previstos em normas disciplinadoras sejam devidamente respeitados.

Também foi determinado que a inscrição da Cachoeira do Prata no Livro do Tombo Histórico, pela sua significação histórica e artística para a comunidade e à memória mato-grossense.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

eduardo  05.03.13 18h43
Embora muita gente não saiba, é perfeitamente possível manter a cachoira intocada tal como está e gerar energia a partir dela. Isso porque pode ser feito um canal de adução afim de conduzir a água a uma casa de força afastada do local atual e conciliar as vocações cênicas/turísticas e paisagísticas com a econômica, criando um horário de uso para a mesma nos fins-de-semana durante o dia. Outra vantagem é que a geradora interessada ficaria responsável por mantê-la já que o estado é totalmente incapaz para tal, vide exemplo da Martinha entulhada em lixo dos seus visitantes, tem até fralda suja.
2
2
Marcelo  05.03.13 10h33
O estado vai cuidar da cachoeira? Agora ela vai se destruída, ou, o mais provável sua imediações serão loteadas.
5
1