Cuiabá, Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025
SECA
12.02.2016 | 13h30 Tamanho do texto A- A+

El Niño afeta produção de alimentos no sul da África e cria ameaça de fome

Área mais afetada é triângulo entre Zâmbia, Madagascar e África do Sul

NOAA

Mapa de anomalias de temperatura mostra El Niño no Pacífico em 11 de fevereiro

Mapa de anomalias de temperatura mostra El Niño no Pacífico em 11 de fevereiro

DO G1

O fenômeno El Niño causou no sul da África uma terrível seca que se espalhou e se intensificou desde o início do ano-safra 2015-2016 e levou ao aumento da insegurança alimentar, alertou a FAO nesta sexta-feira (12).

 

Este fenômeno climático, "um dos mais violentos El Niño dos últimos 50 anos (...) terá um impacto devastador sobre as culturas e segurança alimentar", advertiu a organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) em suas previsões realizadas com várias outras organizações internacionais.

 

Vastas áreas do Zimbábue, Malaui, Zâmbia, África do Sul, Moçambique, Botsuana e Madagascar sofreram com as piores secas em 35 anos, diz o relatório.

Consequentemente, grande parte do sul da África experimentou significativos atrasos no plantio e as más condições nas fases iniciais de crescimento e rebrota das pastagens.

 

As previsões sazonais são unânimes: a precipitação média mais baixa e temperaturas acima da média vão continuar em grande parte da região.

 

Com uma má colheita 2014-2015, um início de colheita em condições de seca extrema e um risco de temperatura e aridez superior à média até meados de 2016, todas as indicações são de que as perdas serão significativas em escala regional, segundo o relatório.

 

Desta forma, o sul da África prevê um declínio de 25% em relação aos já baixos níveis do ano passado da próxima safra de milho.

 

E enquanto o ano-safra 2014-2015, que já sofreu de um clima seco e quente, foi marcado por uma queda de 23% da produção de grãos regional.

 

Estas condições estão elevando os preços dos alimentos, fazendo com que a situação das famílias seja ainda mais incerta.

 

Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/02/el-nino-afeta-producao-de-alimentos-no-sul-da-africa-e-cria-ameaca-de-fome.html




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia