Cuiabá, Quarta-Feira, 19 de Novembro de 2025
PELA SEGURANÇA ALIMENTAR
19.11.2025 | 16h02 Tamanho do texto A- A+

5ª Conferência Estadual reforça união entre governo e sociedade

Evento reúne diversos segmentos sociais para discutir estratégias de enfrentamento à fome e promoção da alimentação saudável

Reprodução

A conferência tem como tema “Erradicar a Fome e Garantir Comida de Verdade, Democracia e Equidade”

A conferência tem como tema “Erradicar a Fome e Garantir Comida de Verdade, Democracia e Equidade”

DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-MT), está realizando a 5ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Mato Grosso.

 

Com o tema “Erradicar a Fome e Garantir Comida de Verdade, Democracia e Equidade”, o evento começou nesta terça-feira (18.11) e segue até esta quarta-feira (19), com a participação de representantes da sociedade civil, gestores municipais e estaduais para debater políticas públicas e estratégias de promoção à alimentação adequada.

 

A conferência integra o processo de construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) em Mato Grosso, além de avaliar avanços e desafios desde a última edição, realizada em 2023.

 

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou que a conferência é um momento essencial para fortalecer as políticas públicas voltadas ao enfrentamento da fome e à promoção da alimentação adequada em Mato Grosso.

 

“A 5ª Conferência reafirma o compromisso do Governo do Estado com políticas integradas que garantam comida de verdade na mesa das famílias. Temos avançado na implementação do SISAN e na execução do PLESAN, graças ao trabalho conjunto entre Estado, municípios e sociedade civil. A Setasc segue à disposição para apoiar ações que promovam mais equidade, dignidade e segurança alimentar para a população”, reforçou.

 

Entre os participantes, representantes de povos tradicionais, entidades religiosas, movimentos sociais e organizações comunitárias reforçaram a importância do tema. Um deles foi Luiz Felipe, do município de Juara.

 

“O evento tem uma importância muito grande. Dentro da casa, trabalhamos principalmente com recicláveis, reaproveitando materiais e transformando-os em arte, evitando impactos ambientais. Além da nutrição, a conferência traz direcionamento aos povos sobre a geração de alimentos de forma sustentável, saudável e que não agrida o meio ambiente”, afirmou.

 

A presidente do Consea-MT, Eurípea de Faria Silva, reforçou que esta edição marca um avanço significativo na participação social e na integração com os municípios.

 

“Estamos realizando esta conferência para avaliar as ações executadas a partir das propostas aprovadas em 2023, identificar dificuldades e desafios. Em 2023 fizemos tudo com muita urgência, por estarmos saindo da pandemia e retomando o Conselho Nacional. Agora tivemos a oportunidade de trazer representantes de 33 municípios, ampliando o conhecimento e fortalecendo a implantação do SISAN em Mato Grosso”, ressaltou.

 

PLESAN e SISAN: políticas estruturantes para o Estado

 

A conferência também destacou a importância do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (PLESAN), instituído pelo Decreto nº 322/2023 para o quadriênio 2023–2027. Coordenado pela Setasc, o plano estabelece diretrizes e metas distribuídas em seis eixos estratégicos:

 

Saúde, nutrição e alimentação adequada;

Acesso à água de qualidade;

Desenvolvimento de políticas públicas para agricultura familiar;

Proteção social e desenvolvimento socioprodutivo;

Gestão compartilhada, com foco em planejamento intersetorial, controle, monitoramento e avaliação;

Fontes de financiamento.

 

Construção coletiva

 

A 5ª Conferência Estadual avança na formulação de propostas que serão apresentadas na etapa nacional, consolidando a participação popular e a integração de políticas públicas voltadas ao combate à fome, à sustentabilidade ambiental e ao desenvolvimento social.

 

O encontro reafirma a missão conjunta do Estado, dos municípios e da sociedade civil de promover o direito universal à alimentação adequada, garantindo segurança alimentar e nutricional para toda a população mato-grossense.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia