Cuiabá, Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025
VIDAS EM RISCO
08.03.2025 | 15h08 Tamanho do texto A- A+

Abrigo é fechado por maus-tratos e abuso contra idosos em VG

Vigilância Sanitária constatou diversas irregularidades que colocavam a vida dos residentes em risco

Reprodução

Espaço não possuía registro ou autorização do Conselho Municipal do Idoso para funcionar

Espaço não possuía registro ou autorização do Conselho Municipal do Idoso para funcionar

DA REDAÇÃO

A Vigilância Sanitária interditou um abrigo clandestino para idosos no Bairro Jardim Ikarai, em Várzea Grande, na última quinta-feira (6), após constatar diversas irregularidades que colocavam a vida dos residentes em risco.

 

O local operava sem registro ou autorização do Conselho Municipal do Idoso, funcionando de maneira irregular. Os responsáveis poderão responder criminalmente pelas condições a que os idosos eram submetidos.

 

Entre as irregularidades encontradas, destacam-se:

 

  • Infraestrutura precária: Fiação elétrica exposta, banheiros sem segurança, piscina sem proteção e condições insalubres.
  • Maus-tratos e abuso: Uma idosa relatou ter sido mantida à força no abrigo, teve seu benefício financeiro retido e sofreu agressões. Um ex-funcionário denunciou que uma residente foi amordaçada e, durante a falta de água, os idosos eram obrigados a beber água da piscina com cloro.
  • Alimentação inadequada: Foram encontrados alimentos estragados na geladeira, e os residentes reclamaram da má qualidade das refeições.
  • Óbitos suspeitos: Familiares relataram que idosos adoeceram e morreram rapidamente, apontando negligência, falta de higiene e péssimo atendimento.

Os familiares terão cinco dias úteis para retirar os idosos do local. Aqueles sem vínculo familiar serão realocados pela Secretaria de Assistência Social até a próxima terça-feira (12).

 

O Ministério Público Estadual (MPE) foi acionado para investigar os responsáveis pelo abrigo e reforçar a fiscalização em outros estabelecimentos semelhantes.

 

*Com informações do G1 MT

 
 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia