Cuiabá, Quarta-Feira, 23 de Julho de 2025
DESCARTE IRREGULAR
22.07.2025 | 16h27 Tamanho do texto A- A+

Águas Cuiabá retira 120 toneladas de resíduos das bocas de lobo na região da Prainha

Com 40% das obras de saneamento concluídas, ação de limpeza revela impacto do descarte irregular de lixo nas redes de drenagem de Cuiabá

Reprodução

Ilustração

DA ASSESSORIA
 Mais de 120 toneladas de lixo — o equivalente ao peso de 20 caminhões de lixo cheios (com capacidade média de 6 toneladas cada) — já foram retiradas das bocas de lobo e linhas de drenagem da região da Prainha, em Cuiabá.
 
O número impressiona e acende um alerta sobre o descarte irregular de resíduos nas ruas da capital. A ação faz parte das obras de saneamento conduzidas pela Águas Cuiabá, que já atingiram 40% de avanço.

 

As ações integram o Projeto da Bacia da Prainha, iniciado em março deste ano, que contempla melhorias estruturais ao longo de onze sub-bacias na região central da cidade. O escopo da obra inclui a implantação de caixas combinadas, readequação de bocas de lobo, reforço da rede de drenagem, além da instalação de rede coletora de esgoto.
 
 Durante a execução das obras, os técnicos da concessionária identificaram um volume expressivo de resíduos descartados de forma irregular nas redes pluviais, incluindo plásticos, entulhos e lixo doméstico. Esse tipo de material obstrui o sistema de drenagem, reduzindo sua eficiência e contribuindo para alagamentos, mau cheiro e danos à infraestrutura urbana. O alerta também se estende à rede de esgoto doméstica.
 
Segundo o gerente de obras da Águas Cuiabá, Elson Yamamoto, o volume de resíduos coletado até agora evidencia desafios recorrentes encontrados em boa parte das cidades brasileiras: o descarte incorreto de lixo nas vias públicas.
 
“Grande parte desse material poderia ter sido evitada com atitudes simples, como jogar o lixo no local certo. O impacto vai além da sujeira, afeta a drenagem, contribui para alagamentos e coloca em risco a saúde pública”, alerta. O gerente destaca ainda a importância da colaboração da população para manter a cidade limpa. “O descarte adequado dos resíduos sólidos é uma responsabilidade de todos nós.”
 
Progresso das obras
 
Até o momento, as obras da Bacia da Prainha já resultaram na limpeza de 260 bocas de lobo existentes, implantação de 70 caixas combinadas, reforço em 1.000 metros da rede de drenagem e instalação de 12.080 metros de rede coletora de esgoto.
 
Todo o esgoto coletado será encaminhado à Estação Elevatória da Prainha, de onde seguirá para tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dom Aquino. Após esse processo os efluentes serão devolvidos ao Rio Cuiabá, em conformidade com os padrões ambientais e de qualidade estabelecidos pela legislação.
 
Sobre a Águas Cuiabá
 
Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto.
 
Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa.
 
Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.
 
Sobre a Iguá Saneamento
 
A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.
 
A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas.
 
A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança.
 
Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia