Cuiabá, Quarta-Feira, 9 de Julho de 2025
NOVO ANO
31.12.2023 | 08h00 Tamanho do texto A- A+

As previsões de babalorixá para política, futebol e clima em MT

Para saber o que o próximo ano deverá trazer, Pai Paulo consultou orixás na leitura de búzios

Giordano Tomaselli/MidiaNews

O babalorixá Pai Paulo consultando os búzios

O babalorixá Pai Paulo consultando os búzios

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

O ano de 2023 se encerrou e foi marcado por agitação política visando as eleições municipais, casos de violência e feminicídios, ondas de calor extremo e prosperidade econômica para o Estado.

 

Mas como será o 2024? Para tentar prever momentos importantes do ano que se inicia, o MidiaNews foi até o templo Ile Dará Osumare Araka Axé Omin Ybu, em Várzea Grande, para conversar com o babalorixá Olory Egbe Babalorisa Paulo de Osumaré, conhecido como Pai Paulo. A pedido da reportagem, ele consultou os orixás através do oráculo de Ifá, no popular jogo de búzios.

 

O sacerdote avisa que 2024 será um ano da diplomacia e do casamento. Regido pelo odu Ejionilê, o ano exigirá muito trabalho e evolução das pessoas que pretendem ter prosperidade e progresso.

 

“É o ano do casamento, das uniões, bom para namorar também. Porque será o ano da diplomacia. E em uma relação você tem que ser diplomático”, inicia.

 

“Será um ano dinâmico e de evolução, aquele que for do ostracismo não vai chegar a lugar algum. Será bom para quem comunica e quem trabalha com números ou apostas. Então será um ano bom para as áreas da comunicação e da contabilidade”.

 

É o ano do casamento, das uniões, bom para namorar também

Segundo ele, há também possibilidade de retorno da paz no Mundo. “Há uma grande chance de, nessas guerras que estamos tendo lá fora, alguém interferir e trazer a diplomacia. A diplomacia vai ser a única arma que vai trazer essa tranquilidade para Israel e Ucrânia”, completa.

 

Para Mato Grosso, o líder espiritual fala sobre o resultado das eleições municipais e prevê instabilidade climática com muitas tempestades em todo Estado. No futebol, Pai Paulo cita os favoritos para levar o Campeonato Brasileiro e fala sobre a situação do Cuiabá na próxima temporada.

 

Veja abaixo algumas previsões:

 

Eleições 2024

 

Pai Paulo cita que as eleições municipais devem ser marcadas por uma campanha suja dos principais candidatos - e não só na Capital. De acordo com o que viu, o pleito será marcado por um jogo de acusações em que um vai falar mal do outro.

 

“Já de imediato, quando fala do odu Êjioníle, fala da fomentação das fofocas, das armações. Então infelizmente o quadro eleitoral vai ser novamente uma campanha suja”, disse.

 

Ele enfatiza que quem perde com isso é a sociedade. “Digo suja em que sentido? Não precisa ninguém saber quem é o outro, mas sim as suas propostas para a população, mas isso [as propostas] é o que menos vai ser focado”, completa.

 

Prefeitura de Cuiabá 

se o Botelho realmente confirmar a condição de candidato à Prefeitura, ele estará à frente

 

Após consultar os búzios, Pai Paulo prevê o nome de quem deve ser o novo prefeito de Cuiabá a partir de 1° de janeiro de 2025.

 

“Vai vencer quem nesse momento está brilhando mais. O momento não é daquilo que vai ser criado, é de quem já está fazendo um caminho. Nessa circunstância nós entendemos que se o [deputado Eduardo] Botelho realmente confirmar a condição de candidato à Prefeitura, ele estará à frente de outros candidatos”, afirma.

 

O babalorixá diz ainda que dificilmente o resultado será outro. “Ele já criou todo um caminho que construiu com outras pessoas e está construindo ações comunitárias que vão dar uma vantagem muito grande para ele. Se ele se candidatar, para tirar dele será muito difícil”.

 

Prefeitura de Várzea Grande

 

Pai Paulo também consultou os búzios sobre o cenário para a Prefeitura de Várzea Grande. Lá, a situação é mais definida, porém o apoio de uma família definirá se o resultado será com folga ou mais apertado, diz. E a família, lógico, são os Campos. 

 

“Nós temos uma decisão de uma família, que vai definir se vai ser uma vitória elástica do [prefeito] Kalil Baracat ou uma vitória suada”.

 

“Se houver um acordo dos Campos com o Kalil Baracat, tudo vai transcorrer normalmente e a eleição não vai ter tanto desgaste”, encerra.

 

Emanuel Pinheiro

 

A previsão para o último ano de mandato de Emanuel Pinheiro à frente da Prefeitura de Cuiabá surpreendeu ao revelar que deve ser um ano positivo para o mandatário. Porém, isso dependerá dele conseguir mostrar trabalho.

 

“Se ele quiser permanecer forte, é o ano pra ele concluir coisas que não terminou, como obras. Mostrar para população realmente onde ele avançou nessa administração. Se ele conseguir fazer isso, vou dizer a você: será um ano de vitória para ele”.

 

Além disso, o babalorixá vê que o apoio do atual prefeito será importante para o candidato.

 

“O apoio do prefeito Emanuel Pinheiro, para a candidatura, seja de quem for, vai ser importante positivamente. O ano de 2024 está fluindo para ser um ano bom para a administração dele”, encerrou.

 

Segundo ano de Governo MM

 

a ‘guerra’ de Mauro Mendes será com algumas categorias, principalmente com profissionais da saúde e da educação

Para o Governo do Estado, também não deve haver mudanças e a previsão dos orixás revela estabilidade. Na leitura, Pai Paulo vê o Estado mantendo o seu crescimento positivo.

 

“O Estado continuará a lucrar em 2024, pois é um Estado promissor, de prosperidade. Agora, a ‘guerra’ de Mauro Mendes será com algumas categorias, principalmente com profissionais da Saúde e da Educação, que brigarão por questões salariais”, diz o babalorixá.

 

Segundo ano de Governo Lula

 

Pai Paulo prevê bons resultados para o Brasil no segundo ano de governo Lula e uma continuação das melhoras econômicas já alcançadas em 2023, como redução do desemprego, crescimento da economia e diminuição da inflação.

 

“A personalidade e o trabalho dele têm trazido resultado para o país. Se ele continuar com esse viés de dialogar, de conversar e de negociar, o país terá novos caminhos, novos rumos que serão todos positivos”, prevê. “Economicamente, o país tende a continuar crescendo”, finaliza.

 

Giordano Tomaselli/MidiaNews

Pai Paulo

O babalorixá Pai Paulo

 

Clima em 2024

 

Depois de um 2023 com recordes de calor em Mato Grosso e de seca severa em diversos pontos do Estado, com municípios decretando situação de emergência, o ano de 2024 deverá ser marcado por tempestades, segundo as previsões do babalorixá.

 

“Vem aí um ano de muitos ventos, onde tempestades estarão aí com uma violência fora do comum. Nós estamos falando de continuação do calor, mas devemos entender que após o calor vem a tempestade”, prevê.

 

Com isso, deve haver danos e prejuízos à população. “As chuvas serão tempestuosas, acompanhadas de ventos e de raios, com volumes acima da média. Agora você não está tendo água para irrigar, mas em 2024 você vai ter muita água que vai afogar a sua semente”, diz.

 

As chuvas serão tempestuosas, acompanhadas de ventos e de raios

Campeão Brasileiro e Cuiabá em 2024

 

Segundo o babalorixá, o cenário para o futebol brasileiro em 2024 não deve sofrer muitas alterações e se manter parecido com o de 2023. Nos búzios, Pai Paulo viu o Palmeiras mantendo favoritismo e o Cuiabá crescendo economicamente e se mantendo por mais um ano na elite do futebol nacional.

 

“Palmeiras continua equilibrado e está no grupo desses que podem surgir como campeões para 2024. Junto com ele o Atlético-MG”.

 

Outros grandes, porém, foram descartados da lista. “Corinthians, São Paulo, Flamengo e Botafogo não aparecem nesse grupo”, diz. O  babalorixá destaca ainda a melhora na situação do Santos, que foi rebaixado em 2023 e que terá uma reação positiva em 2024.

 

Já quanto ao Cuiabá, prevê mais crescimento e a permanência na Série A para o Brasileirão de 2025. “Aqui diz que esse clube vai continuar crescendo, inclusive financeiramente. Além disso, vai haver bastante investimento e o time vai se manter na Série A”.

 

Segurança Pública

 

Em sua previsão no ano anterior, Pai Paulo alertou para um ano que seria marcado por casos de violência contra as mulheres. Infelizmente, a previsão se concretizou e em 2023 Mato Grosso registrou dezenas de casos de violência doméstica e de feminicídios que chocaram a população.

 

Para 2024, ele prevê um ano ainda violento, mas com as mulheres e grupos feministas tendo destaque positivo. No geral, a violência deve continuar alta, mas deve haver “mais justiça”.

 

“Oxê fala do ano feminino em que a mulher vai estar mais forte, vai ter mais oportunidade e que a palavra da mulher ou do conjunto de mulheres vai ganhar mais força e mais poder na sociedade. Então é um ano muito positivo”, diz.

 

“A violência deve continuar em 2024 porque o odu Obará diz aqui que ela vai continuar. Mas este ano é o ano da Justiça, que deve cuidar mais da população”, afirma.

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Ronaldo Oliveira de Arruda  01.01.24 08h22
Quem está no controle do mundo é Deus,e tudo já está escrito ,na Palavra de DEUS, leia a Bíblia!!!
0
0