Cuiabá, Segunda-Feira, 18 de Agosto de 2025
"PERDA IRREPARÁVEL"
18.08.2025 | 08h45 Tamanho do texto A- A+

Autoridades e amigos lamentam falecimento de Anselmo Carvalho

Formado em Jornalismo pela UFMS, Anselmo deixou legado de ética, profissionalismo e dedicação

MidiaNews

O governador Mauro Mendes e o prefeito Abilio Brunini, que lamentaram o falecimento do jornalista Anselmo Carvalho Pinto

O governador Mauro Mendes e o prefeito Abilio Brunini, que lamentaram o falecimento do jornalista Anselmo Carvalho Pinto

ANDRELINA BRAZ
DA REDAÇÃO

A morte do jornalista Anselmo Carvalho Pinto, editor-chefe do MidiaNews, ocorrida na tarde do último domingo (17), causou consternação entre autoridades, amigos e colegas de profissão, que exaltaram a atuação e o legado deixado no jornalismo mato-grossense.

 

Ao longo de sua trajetória, Anselmo construiu uma carreira de respeito, pautada pela ética jornalística

Natural de Rondonópolis, Anselmo era formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. Atualmente, comandava a redação do MidiaNews desde fevereiro de 2016.

 

Referência no jornalismo local, a morte do profissional foi lamentada por autoridades e colegas que o conheceram ao longo da carreira.

 

Por meio de nota, o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, lamentaram o falecimento, destacando a trajetória “marcada pelo compromisso com a informação de qualidade e pela dedicação ao jornalismo”.

 

“Neste momento de dor, deixamos nossa solidariedade aos familiares e amigos", afirmou o governador.

 

A Prefeitura de Cuiabá também divulgou nota oficial, assinada pelo prefeito Abilio Brunini, pela primeira-dama e vereadora Samantha Iris, e pela vice-prefeita, Coronel Vânia Rosa.

 

“Neste momento de dor, o prefeito Abílio Brunini, a primeira-dama e vereadora Samantha Iris, e a vice-prefeita Coronel Vânia Rosa expressam sua solidariedade e condolências aos familiares, amigos e irmãos de fé, desejando força e conforto diante da perda irreparável”, dizia o comunicado.

 

A secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, também prestou homenagem pedindo a Deus "consolo e amparo a todos os amigos e familiares enlutados com esta perda irreparável. Que as memórias dos nossos colegas permaneçam como legado”.

 

A secretária de Comunicação de Cuiabá, Ana Karla Costa, destacou a trajetória e o impacto profissional de Anselmo

 

“Ao longo de sua trajetória, Anselmo construiu uma carreira de respeito, pautada pela ética jornalística e pela convicção de que a informação é um instrumento essencial para o fortalecimento da sociedade. Sua atuação deixa um legado de respeito e contribuição inestimável à comunicação em Mato Grosso. Estamos todos profundamente tristes com sua partida precoce”, declarou.

 

Com passagens pelos jornais A Gazeta e Diário de Cuiabá, Anselmo também formou dezenas de profissionais da comunicação cuiabana. Pelas redes sociais, amigos e colegas destacaram a postura humanizada e ética no exercício do jornalismo.

 

Repercussão 

 

“O melhor jornalista de Mato Grosso, na minha opinião. Eu dizia isso para ele. Um apaixonado por pequi. Há alguns meses levei uma ‘carga’ para ele no site”, escreveu a jornalista Alecy Alves.

 

“Impossível mensurar o quanto Anselmo foi generoso comigo e o quanto ele me ensinou! Estamos todos com o coração apertado. Vai fazer muita falta!”, afirmou o repórter Gustavo Castro, do Olhar Direto.

 

Anselmo Pinto

O jornalista Anselmo Pinto, que faleceu aos 53 anos no último domingo (17)

“Anselmo, meu amigo, referência no jornalismo de qualidade em Mato Grosso, ser humano inigualável, de um coração gigante. Nós somos o que deixamos no coração dos outros. Anselmo deixou amor, respeito e admiração. Segue em paz, meu amigo!”, declarou a jornalista Mariane de Oliveira Weissheimer.

 

“Que a luz esteja com você, meu amigo. Você plantou por aqui respeito, ética, responsabilidade. Foi um dos melhores profissionais que conheci. Por anos, trabalhamos juntos no Diário de Cuiabá. Uma pessoa inspiradora. Que possa descansar em paz”, disse o jornalista Cláudio de Oliveira.

 

“Meus sentimentos a toda a equipe, amigos e familiares. Anselmo deixa um legado marcado pela ética, pelo comprometimento e pela dedicação ao jornalismo, onde sua educação e respeito ao próximo sempre transcenderam. Que Deus conforte a todos”, afirmou a jornalista Nathany Gomes.

 

“Conheço o Anselmo há quase 30 anos. Um dos colegas mais educados e sérios que já conheci. Conversávamos quase diariamente sobre pautas e, entre elas, comentávamos o dia a dia do corre que nós jornalistas fazemos. Quando eu precisava de profissionais, ele sempre foi a primeira pessoa que eu chamava. Hoje, o jornalismo de Mato Grosso ficou mais pobre e triste!”, afirmou o jornalista Fábio Monteiro.

 

Familiares também prestaram homenagens

 

Nas redes sociais, familiares do comunicador também manifestaram o luto e prestaram homenagens.

 

“Tio Anselmo, referência de um jornalismo ético e com muitos princípios dignos de admiração! Que Deus o receba com amor e carinho”, escreveu uma sobrinha Leticia Machado.

 

“Era meu primo mais próximo. Um grande amigo. Apesar da distância que a vida nos obrigou a ter, sempre tive em você minha fonte de informação. Tínhamos discordâncias em relação a fatos hoje banais — ele fã do Maradona e eu do Zico. Nossas discussões, sempre em tom de brincadeira, levavam muitos minutos e nunca houve um 'vencedor' nessa 'disputa'”, relatou o primo Ricardo Duarte.

 

“Devastado. Não tem outra palavra para quem conviveu com ele. Anselmo era referência no jornalismo, prestativo e um bom amigo. Vou lembrar dele sempre pelos nossos debates políticos e, principalmente, pela cerveja. Como um bom cervejeiro, fez a Benedita junto com Rodrigo Vargas. Um sucesso. Como bom flamenguista, era um reclamão. Perdemos ele para a depressão. E precisamos falar mais sobre isso e nos cuidar também”, desabafou o jornalista Pablo Rodrigo.

 

O velório está sendo realizado  nesta segunda-feira (18)  na Capela Jardins (sala Roseiras), no bairro Bandeirantes, em Cuiabá. 

 

Leia mais:

 

Morre, aos 53, Anselmo Carvalho Pinto, editor-chefe do MidiaNews

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia