Cuiabá, Sábado, 2 de Agosto de 2025
ZONA QUENTE E PERIGOSA
05.11.2011 | 07h50 Tamanho do texto A- A+

Avenida em Cuiabá vira ponto de contravenção e drogas

Jovens abusam da bebida e do som alto; Polícia Militar registra furtos e mortes na região

Reprodução

No vídeo que está na rede, jovens simulam sexo em plena Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá

No vídeo que está na rede, jovens simulam sexo em plena Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá

KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO

As noites da tradicional e badalada Avenida Getulio Vargas - segundo os colunistas, "point" de descolados -, em Cuiabá, já não são as mesmas. Nos fins de semanas, a movimentada avenida tem sido tomada por jovens que abusam do som alto e de muito álcool e drogas.

De quinta-feira a domingo, a "festança" começa por volta da 1 hora da madrugada e nunca tem hora para terminar. E tudo acontece nas calçadas - principalmente, na lateral do Liceu Cuiabano - e no próprio leito da avenida, expondo as pessoas ao risco e transformando o trânsito num caos.

Embalados pela batida do funk, homens e mulheres - na maioria, jovens -protagonizam cenas fortes de exibicionismo, chegando até a simular sexo, enquanto dançam.

A bagunça no local não é novidade, mas tomou dimensões maiores após a divulgação de um vídeo no site YouTube e que ganhou os sites, com repercussão nacional, com a "performance" pra lá de avançada dos "bailarinos", que chegam a subir nos carros para se exibirem. E a "desfilar" em plena avenida.

Para a Polícia Militar, o local não pode ser considerado um ponto de encontro, e sim um ponto de contravenção. A avaliação é feita pelo major Zacarias Vitalino, comandante do 10º Batalhão da PM, responsável pelo patrulhamento da região.

Desordem

Em entrevista ao MidiaNews, o major foi categórico ao reconhecer que o local necessita, urgentemente, de uma intervenção por parte do poder público, para conter a desordem que se instalou na Avenida Getúlio Vargas.

"As manifestações que observamos naquela região já passaram de uma simples festa, é libertinagem. Não é um simples ponto de encontro, é um verdadeiro ponto de contravenção. Temos registros de furtos de carros e dentro dos carros. Levam som, celulares, até os estepes", disse o militar.

Ao site, comerciantes e populares que circulam pelo local denunciaram que os jovens que participam da bagunçam também se exibem, consumindo drogas - a suspeita é de maconha e cocaína, além de crack.

Segundo o major, as rondas policiais são constantes, mas insuficientes para conter os abusos. O militar acredita que, para sanar o problema, é necessário uma ação conjunta com demais secretarias.

Bebida e prostituição

No local, por sinal, já foram constatados venda e uso de bebidas alcoólicas para menores de idade, tráfico de drogas, perturbação do silêncio e carros estacionados em locais indevidos. Além do mais, existe a suspeita de jovens estarem sendo aliciadas para fins de prostituição.

"Sabemos que o local existe uma grande concentração de mulheres, e a maioria é de  jovens, menores de idade, que podem estar sendo aliciadas para a prostituição. A presença do Conselho Tutelar é necessária, bem como a Secretaria de Trânsito e do Meio Ambiente", disse o major.

O medo de uma explosão de violência, inclusive, com tiros e mortes, tomou conta de pessoas que trabalham nessas localidades, que se sentem acuadas e com medo. Em entrevista a uma equipe da TV Centro América (Globo/4), nesta semana, trabalhadores expuseram a triste realidade.

"De vez em quand,o sai briga", disse o proprietário de uma lanchonete na região, Carlos Júnior. Já o vigilante Sabino Cândido da Silva disse sentir medo, já que no local não há nenhuma segurança.

Zona quente

Outro ponto de encontro e de perigo, situado nas imediações da Avenida Getulio Vargas, é o Posto Presidente, na Rua Presidente Marques, próximo ao Colégio Liceu Cuiabano. À noite, o posto de combustível recebe centenas de jovens que usam o pátio do estabelecimento para se embebedarem.

Em outubro deste ano, após uma discussão por motivo banal, segundo a Polícia, o jovem Anderson Silva Tapajós, 25, foi assassinado com sete tiros, que o atingiram tórax e abdôme.

Segundo a PM, o jovem estava bebendo no posto com amigos, quando a discussão teria começado. Um rapaz que também estava "se divertindo" atirou contra Anderson, que morreu na hora. Em seguida, o criminoso fugiu e, até hoje, não foi localizado.

A boate Rio Samba, na Getúlio Vargas, antiga Clube Garagem 76, é outra zona quente de baderna e contravenção, conforme a Polícia Militar. A casa noturna é conhecida por oferecer bailes funks e shows de pagode.

Em fevereiro de 2010, o jovem Wienian da Silva Martins, 25, morador do bairro Santa Isabel, morreu após briga entre gangues, que começou dentro da boate.

A festa, que começa dentro da boate, acaba com jovens bêbados e ocorrências de brigas, registradas nas calçadas, conforme informação da Polícia Militar.

O major Zacarias informou denúncias podem ser feitas ao 10º Batalhão, pelos telefones 65-3621-9462 e 3624-1901.

Há, ainda, o prefixo 190 e o Disk-Denúncia 0800-653939 - neste último não é necessário identificação para denunciar. 

Veja o vídeo polêmico do funk na Avenida Getúlio Vargas clicando aqui

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
20 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Rodrigues  06.11.11 09h36
Ja perceberam na foto um adesivo da SEMA no vidro da frente do carro? Será que é servidor com carro oficial?
0
0
Giselly Marinho  06.11.11 09h26
Moro num Bairro central, e tenho certeza que os Bairros mais humildes respeitam muito mais do que os nossos, quanto preconceito de certos comentários, dizendo que não se misturam vinho em água, cuidado o fim de todos nós éé a morte e voce meu irmão com essa discriminação pode acontecer de voce aprodecer em vida, pois voce demonstrou muito orgulho e discriminação as pessoas mais humildes e moradoras em Bairros humildes....cuidado muito cuidado.
0
0
Joao Bosco Dias  06.11.11 07h47
Ainda Bem Que Me Mudei Dessa Cidade, Que Merda Que Virou Essa Pocilga Hein !!! É Só Violencia E Esse Bando De Delinquentes Aprontando. É Essa Currutela Que Vai Ser Sub Sede De Copa Do Mundo???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
0
0
DONA MATILDE  05.11.11 23h29
Por isso e por outra tantas coisa é que precisamos eleger quem de fato ama nossa cidade Cuiabá. Quem ama, protege e cuiavá está jogada para as traças. não há gestão, vereadores é só BLA´, BLÁ, BLÁ , meu umbigo e olhe lá. Não existe mais respeito. Os jovens só querem bebida, droga e sexo. o resto para eles é lixo. Ningeum faz nada, os pais nem sabemos onde estão, as autoridades dormem e o gestores só recebem seus bons salários. Esse mundo está virando um nojo de coisas ruins. CRUZ CREDO.
0
0
Marcelo  05.11.11 19h45
Se esse baile fosse na periferia ninguem ia comentar mas como é na região nobre faz todo esse edcandalo
0
0