Cuiabá, Sexta-Feira, 12 de Dezembro de 2025
PROTETORES MIRINS
12.12.2025 | 09h26 Tamanho do texto A- A+

Bem-Estar Animal e primeira-dama realizam último Educa Pet de 2025

O projeto leva às escolas municipais atividades educativas que buscam despertar, desde cedo, a responsabilidade e o respeito pelos animais

Emanoele Daiane

Ilustração

DA REDAÇÃO

A primeira-dama e vereadora de Cuiabá, Samantha Iris, reforçou a importância da conscientização infantil como principal caminho para reduzir os maus-tratos aos animais durante sua participação no Projeto Educa Pet, realizado na quarta-feira (10), na Emeb Dr. Orlando Nigro, localizada no bairro Pedregal, pela Diretoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura Municipal.

 

O projeto leva às escolas municipais atividades educativas que buscam despertar, desde cedo, a responsabilidade e o respeito pelos animais. Durante a ação, as crianças participaram de um momento especial em que fizeram o Juramento do Protetor Mirim, assumindo o compromisso de cuidar, proteger e denunciar situações de maus-tratos.

 

“A conscientização é o passo mais importante para prevenir os maus-tratos. Falar sobre esse assunto dentro da escola é essencial para o município, para a sociedade e principalmente para os alunos, que aprendem e levam esse conhecimento para casa. Ensinar as crianças, que são o nosso futuro, sobre a forma correta de tratar os animais é fundamental para construirmos uma cidade melhor”, afirmou Samantha.

 

A diretora da Bem-Estar Animal, Morgana Ens, ressaltou que o projeto chega ao fim do ano “com chave de ouro”, com expectativa de expansão em 2026. “Nossa Diretoria recebe quase mil denúncias de maus-tratos por ano. São de 5 a 10 denúncias por dia”, lamentou.

 

Durante a palestra educativa, os alunos participaram de um quiz interativo sobre situações de maus-tratos e aprenderam como agir diante de casos de agressão. Também receberam orientações sobre alimentação adequada, consultas veterinárias, identificação, adoção responsável e castração.

 

Para a aluna Fernanda Victoria Ferreira da Silva, de 10 anos, do 5º ano D, o aprendizado a tornou efetivamente uma protetora mirim.

 

“Vou levar para a minha casa que é sempre bom cuidar dos animais, levar ao veterinário e nunca maltratar. Aprendi que, quando acontecer algum caso, devemos denunciar ou chamar um adulto. Acho muito importante esse trabalho da Prefeitura, porque ajuda os animais que não têm lar, que passam fome ou estão doentes. E também acho que as pessoas podem adotar, dar amor, carinho e cuidar bem.”

 

As escolas que recebem o projeto são selecionadas conforme o número de denúncias de maus-tratos no bairro. Já receberam o projeto a EMEB Maria Elazir Correia de Figueiredo, localizada no bairro São João Del Rei, a EMEB Orzina de Amorim, no bairro Jardim Vitória, e a Emeb Professor Zeferino Leite, no bairro Pedra 90.

 

Como denunciar

 

As denúncias devem ser feitas exclusivamente via WhatsApp: (65) 99207-4318 (somente mensagens) e pelo Web Denúncia da Sorp, disponível no link: https://sorp.cuiaba.mt.gov.br.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia