O filme Laranja Mecânica é, com certeza, um dos mais polêmicos da história do cinema mundial.
Lançado em 1971, é assinado pelo famoso diretor Stanley Kubrick e baseado no livro de Anthony Burgess.
O personagem principal é o adolescente de 15 anos Alex DeLarge, líder de uma gangue.
O longa será exibido nesta terça-feira (04.04) durante a série Encontros com Cinema - Ciclo Kubrick, no Cine Teatro Cuiabá (CTC), às 19h.
Laranja Mecânica narra a história de Alex, que lidera um grupo de adolescentes delinquentes que, depois da escola, destinam o tempo para cometer crimes como roubos, espancamentos e estupros por pura maldade e diversão.
Numa noite comum de violência, decidem assaltar a casa de uma senhora, mas ela chama a polícia a tempo e Alex é traído pelos "amigos".
Detido, ele é condenado a 14 anos de prisão.
Ao demonstrar muita selvageria durante os primeiros dois anos preso, o governo opta por submeter Alex a um tratamento de choque novo e ainda em fase de experimentação chamado Técnica Ludovico.
As cenas chocaram a sociedade na época, em especial as do relacionamento do protagonista com duas garotas, algo considerado imoral e que gerou muitas críticas à produção, além das imagens de nudismo e abusos sexuais, que acabaram dando ao filme o rótulo de polêmico.
Sob curadoria de Diego Baraldi e Ana Maria Souza, o Ciclo Kubrick segue até maio com os filmes: Barry Lyndon (11.04); O Iluminado (18.04); Nascido para Matar (25.04) e De olhos Bem Fechados (02.05).
A última exibição será no dia 09 de maio, com o documentário Stanley Kubrick: Imagens de Uma Vida, dirigido por Jan Harlan, um dos principais parceiros nas produções de Kubrick, e narrado e apresentado por Tom Cruise.
A população poderá assistir aos filmes pelo valor de R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia), sempre às 19h, no Cine Teatro Cuiabá.
O projeto é uma parceria do CTC com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O Cine Teatro Cuiabá é administrado pela Associação Cultural Cena Onze, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|