ANTONIELLE COSTA
DA REDAÇÃO
Cinco crianças que estavam internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá morreram nos últimos 15 dias, com suspeita de infecção por bactéria. Os óbitos resultaram no fechamento da unidade por 48 horas, para que seja submetida a um processo de desinfecção.
Em entrevista coletiva nesta terça-feira (28), o infectologista e coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Pronto-Socorro, Luciano Ribeiro, afirmou que até o momento foram registrados a presença da bactéria (staphylococcus epidermidis) em três casos, sendo uma morte confirmada por infecção na corrente sanguínea.
Em dois casos a bactéria foi encontrada na pele, no entanto, não se confirmou se foi à causa do óbito. Os demais casos estão sendo investigados pela secretaria municipal de Saúde. Segundo o infectologista, os pacientes vieram transferidos do interior do Estado para Cuiabá.
"Em nossa unidade fazemos a cultura de vigilância em todos os pacientes para documentar se estavam colonizados, ou seja, se tinham a presença de bactérias. Em três ficou comprovado, mas sem quadro clinico de infecção. Um foi identificado a bactéria na corrente sanguínea e dois sob investigação, podendo ter ido a óbito em função de outras complicações e não da bactéria", afirmou.
De acordo com o secretário municipal de Saúde Maurélio Ribeiro, todas as providências estão sendo tomadas, para que sejam identificadas as causas das mortes e evitar que mais casos venham a ocorrer. Lembrou ainda o fechamento da UTI, para desinfecção.
"O Pronto-Socorro tem medidas preventivas importantes instaladas e agora aproveitando esta situação a unidade foi fechada, para promover a desinfecção terminal. Isso é feito de rotina no Centro Cirúrgico e em unidades fechadas", disse o secretário.
Questionado sobre o destino dos pacientes que chegam do interior do Estado, Ribeiro destacou que o Sistema Único de Saúde possui leitos conveniados no Hospital Santa Casa, Santa Rosa e Santa Helena, devendo ser remajenados para estas unidades.