Cuiabá, Quinta-Feira, 17 de Julho de 2025
MILITARES SOB SUSPEITA
29.11.2012 | 09h40 Tamanho do texto A- A+

Comando Geral expulsa 3 alunos da Academia da PM

Cadetes reprovaram no exame psicotécnico, motivos que os impediriam de continuar o curso

Secom/MT

Coronel Farias (detalhe), comandante da PM, que assinou portaria expulsando alunos da Academia Costa Verde

Coronel Farias (detalhe), comandante da PM, que assinou portaria expulsando alunos da Academia Costa Verde

KATIANA PEREIRA
DA REDAÇÃO

O Comando Geral da Polícia Militar expulsou três alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO). A portaria com a determinação foi publicada no Diário Oficial que circulou na segunda-feira (27).

Os cadetes  da PM estavam se mantendo no curso por conta de uma liminar judicial, desde o ano de 2010.

Consta nos autos que os alunos reprovaram no exame psicotécnico, motivos que os impediriam de continuar o curso.

O Estado, por meio do QG da PM, instaurou um processo administrativo para apurar o caso. No dia 5 passado, foi publicada a decisão judicial que derrubou o mandado de segurança, que mantinha os ex-alunos no curso de formação.

Dessa forma, a PM pode excluir de seus quadros do curso de CFO os cadetes W. O. P. M., F. J. S. J. e E. C. S. N.

Mesmo com a decisão, os três ingressaram com ação de produção de prova principal, que está em trâmite na Segunda Vara Especializada da Fazenda Pública.

A PM não descarta a possibilidade de os três alunos obterem uma decisão favorável definitiva. No dia 24 de outubro, a Segunda Vara Especializada da Fazenda Pública publicou um despacho determinado a realização de um novo estudo psicológico para os três.

A portaria explica que o Comando Geral da PM também considerou a investigação administrativa para promover a exclusão dos alunos.

Pelo fato de F. J. S.J. ter sido soldado do quadro de praças da Policia Militar do Estado, até a data de sua matricula no CFO, poderá retornar ao pleno exercício do cargo que exercia antes da matricula.

A Academia de Polícia Militar Costa Verde, sediada em Várzea Grande, deverá providenciar o recolhimento dos apetrechos de posse dos ex-aluno à Fazenda Pública.

A Diretoria de Gestão de Pessoas deverá tomar todas as medidas legais e administrativas quanto à exclusão dos ex-alunos oficiais PM W. M. e E..N. da folha de pagamento do Estado, bem como fazer a alteração funcional do PM F..J. , conforme determinado no artigo 3º da portaria, assinada pelo comandante-geral da PM, coronel Lino Farias.

Erramos

O MidiaNews informa que, diferentemente do que foi divulgado anteriormente, os cadetes W.O.P.M., F.J.S.J. e E.C.S.N., não foram excluídos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar por fraude no processo seletivo, e sim, por não terem passado no exame psicotécnico aplicado pela instituição.

Houve um equívoco baseado em informações fornecidas pela Polícia Militar. A reportagem lamenta o fato e esclarece que o erro foi corrigido assim que a redação tomou conhecimento da informação incorreta.


Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Alberto Roberto  03.12.12 08h56
Alberto Roberto, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Rodrigo  30.11.12 08h01
no caso da exclusão do F.J. é um absurdo, se o mesmo ja era soldado PM ele ja tinha sido aprovado no teste psicologico da instituição quando ingressou como praça, como pode agora a mesma instituição reprova lo no mesmo teste feito anteriormente ? contraditorio não ? ou perseguição ?
8
0