Em novo recorde, Cuiabá registrou 40,9 ºC no primeiro dia de setembro, se tornando a cidade mais quente do dia entre as capitais segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com o calor excessivo e os termômetros registando temperaturas típicas para essa época do ano, o consumo de água aumenta em todas as regiões da capital mato-grossense.
A Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, concessionária responsável pela distribuição e tratamento dos recursos hídricos, reforça a importância da utilização de forma consciente e sem exageros.
Historicamente, Cuiabá enfrenta ondas de calor, que ao longo dos anos se tornaram mais frequentes e intensas.
Com a crise climática, a situação colocou a capital em um novo cenário e no centro das discussões quando o assunto é altas temperaturas.
Para estes dias, o consumo e o desperdício exigem atenção na mesma medida da população. Nesse cenário, a Águas Cuiabá lança a campanha “Água. O melhor tratamento é valorizar”.
Com a previsão de que o calor se intensifique ainda mais na baixada cuiabana, a campanha traz o alerta de que o consumo consciente deve ser valorizado e incluído na rotina de todos.
“Em períodos de calor intenso, com chuvas raras e espaçadas, baixa umidade e tempo seco, a demanda aumenta e o consumo diário tende a superar a média. Apesar de esse cenário já estar previsto no planejamento estratégico da concessionária, o uso consciente da água continua sendo fundamental”, destaca Julie Campbell, diretora operacional da Águas Cuiabá.
A gestora também destaca o desafio de garantir o fornecimento de água durante a estiagem.
“Criamos um Comitê de Estiagem que realiza o monitoramento contínuo dos níveis dos rios Cuiabá e Coxipó e investimos constantemente na melhoria dos sistemas operacionais. A essas ações, soma-se o papel fundamental da população, que, com o uso consciente da água, contribui diretamente para garantia do abastecimento”, afirma.
Para cumprir esse desafio, a concessionária listou algumas medidas simples que ajudam a evitar o desperdício e oferecer mais controle do consumo diário de água:
Feche a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar a louça;
Ao lavar a roupa, lave com cesto cheio e de uma vez;
Reutilize a água da máquina de lavar para lavar o quintal;
Use baldes para lavar o carro;
Verifique se não há vazamentos na encanação doméstica e faça reparos se necessário;
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.
Sobre a Iguá Saneamento – A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|