Cuiabá, Terça-Feira, 12 de Agosto de 2025
MESMA COISA
12.01.2014 | 09h39 Tamanho do texto A- A+

Copa não ajuda a fomentar prática esportiva na periferia

Maioria dos centros esportivos de Cuiabá está deteriorado

MidiaNews

Dos 113 equipamentos esportivos de Cuiabá apenas 15 funcionam

Dos 113 equipamentos esportivos de Cuiabá apenas 15 funcionam

MARCIO CAMILO
DA REDAÇÃO
O advento da Copa do Mundo em Cuiabá pouco, ou quase nada, tem contribuído para  fomentar o esporte nas comunidades carentes da cidade. Prova disso é que a maioria das quadras, equipamentos e centros esportivos está deteriorados e precisam de reformas por parte do poder público.

Levantamento feito recentemente pela própria Secretaria de Esportes em Cuiabá constatou que dos 113 equipamentos esportivos apenas 15 funcionam, e ainda de forma precária, na Capital.  85% estão desativados e se transformaram em moradias para mendigos ou pontos de consumo de drogas.

O professor de Ensino Médio, Cláudio Dias, vive de perto essa falta de incentivo do poder público.

Ele afirma que a situação das quadras de esportes das escolas estão precárias e que a Copa do Mundo 2014 ainda não serviu para incentivar a prática de esportes de uma forma geral.

“Pelo contrário, a Copa só veio reforçar a prática do futebol, que já possui grande popularidade no Brasil. Outras atividades, como, por exemplo, o handebol, vôlei, basquete, continuam marginalizadas. Inclusive, nas escolas, a grande maioria das quadras são voltadas para a prática do futsal”, destacou.

Ele reforça que a Copa do Mundo em Cuiabá priorizou a apenas as regiões centrais. “A periferia não ganha em nada com a Copa do Mundo, o que não deveria ser assim, pois o evento deveria incentivar o poder público a realizar programas sociais, no âmbito do esporte, nas comunidades carentes”, defende.

Para o ex-prefeito Roberto França, o grande legado da Copa será a construção da Arena Pantanal


Cláudio também acredita que a Copa gerou muita especulação imobiliária na cidade. E, para ele, nesse processo muitos campinhos de várzea, que servem de lazer para a população tem se transformado em áreas residenciais.

Para o ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França, que também atuou por muitos anos como radialista esportivo na Capital, o grande legado que a Copa deixará para esporte o mato-grossense será mesmo a construção da Arena Pantanal.

Ao contrário do professor, ele entende que a Copa não tem nada haver com a periferia, e que a responsabilidade pela manutenção dos centros esportivos nesses locais é da Prefeitura de Cuiabá.

“Quem tem que reformar as quadras de esportes e os mini-estádios é a prefeitura. E isso é feito por meio da captação de recursos, via Ministério dos Esportes”, afirma.

Ele reforça a tese que o advento da Copa deixará um legado principalmente na área de infraestrutura, com a construção de trincheiras, viadutos, além de outros complexos viários “que irão melhorar o trânsito da cidade”.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

claudio  12.01.14 14h31
claudio, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
joao camelo  12.01.14 11h13
Aqui no bairro Santa Helena a quadra de esporte está acabada a mas de 5 anos e ninguém fas nada,e olha que a sub prefeitura reside do lado da quadra.isso é uma vergonha.
8
0