Cuiabá, Terça-Feira, 8 de Julho de 2025
ATIVAÇÃO DO SISTEMA ESTADUAL
08.07.2025 | 15h42 Tamanho do texto A- A+

Corpo de Bombeiros Militar reforça atendimento pré-hospitalar na baixada cuiabana

Bombeiros são especialistas enfermeiros e técnicos de enfermagem; sistema estadual vai agilizar atendimento

CBMMT

Ilustração

DA REDAÇÃO

O Governo do Estado oficializou, na noite de segunda-feira (7.7), a ativação do Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar, medida que permitirá ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) fortalecer o serviço de atendimento pré-hospitalar na Baixada Cuiabana. 

 

A iniciativa tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta em situações de urgência e emergência, assegurando maior agilidade no atendimento e contribuindo diretamente para o salvamento de vidas nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé e Chapada dos Guimarães.

 

Para oficializar a ativação do sistema, o governador Mauro Mendes autorizou simbolicamente o deslocamento de uma unidade de resgate do Corpo de Bombeiros Militar para atendimento pré-hospitalar a uma ocorrência. O ato aconteceu durante a cerimônia de formatura do 1º Curso Básico de Formação de Soldado Bombeiro Temporário do Quadro da Saúde, cujos militares reforçarão esse atendimento.

 

“Hoje é uma virada de página, em que o Corpo de Bombeiros assume, na Baixada Cuiabana, esse importante serviço de atendimento pré-hospitalar. Essa mudança, sem a menor dúvida, será fundamental para a melhoria da qualidade do serviço prestado no dia a dia, nesta nobre missão de salvar vidas em todas as situações de risco. Tenho certeza também de que essa mudança trará mais eficiência, pois o serviço foi cuidadosamente planejado para atender melhor a nossa população e, ao mesmo tempo, promover economicidade”, afirmou o governador Mauro Mendes.

 

O Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar é resultado de uma cooperação entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), que viabilizou a instalação da Central de Atendimento Pré-Hospitalar no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). 

 

O objetivo é ampliar a cobertura e a regulação do atendimento, reduzir o tempo de resposta às chamadas, qualificar o atendimento pré-hospitalar por meio da integração entre Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Miliar, além de otimizar recursos públicos e oferecer um serviço de registro e despacho de ocorrências e viaturas completamente digital.

 

Dessa forma, as forças de segurança pública e o Samu passarão a atuar de maneira integrada e coordenada preservando a operacionalidade do número 192 e otimizando a regulação das ocorrências.

 

Com o sistema, o trabalho conjunto entre Corpo de Bombeiros Militar e Samu será semelhante ao que já ocorre em vários municípios do interior de Mato Grosso.

 

Para  o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a ativação deste sistema representa um avanço na estruturação da resposta emergencial no Estado, consolidando uma atuação integrada, técnica e eficaz diante das situações de risco à vida.

 

Com o início da prestação do serviço, um total de 102 soldados bombeiros temporários, especialistas enfermeiros e técnicos de enfermagem, atuarão diretamente no Suporte Básico de Vida (SBV) às vítimas de acidente de trânsito e outros socorros em vias públicas ou domicílio em ocorrências registradas nos municípios da baixada cuiabana.

 

“A partir deste momento, o CBMMT assume uma posição ainda mais robusta dentro da Rede de Urgência e Emergência, reforçando seu protagonismo no socorro público e na proteção da população mato-grossense. A implementação do sistema inaugura uma nova fase de prontidão operacional, em que a agilidade, a especialização e a sinergia entre as instituições muitas vezes representam a diferença entre a vida e a sobrevida de uma vítima”, concluiu o comandante-geral.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia