Cuiabá, Terça-Feira, 16 de Setembro de 2025
TREINAMENTO
16.09.2025 | 16h02 Tamanho do texto A- A+

Corpo de Bombeiros simula operação em complexo frigorífico de Várzea Grande

A iniciativa é resultado de parceria com a empresa e integra as ações da Semana Global de Prevenção de Acidentes do Trabalho

SD Novais/CBMMT

Ilustração

DA REDAÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na manhã desta terça-feira (16.9), um simulado operacional no complexo frigorífico da Marfrig, em Várzea Grande.

 

A ação teve como objetivo treinar as equipes para situações de urgência e emergência, aperfeiçoando os protocolos de resposta a diferentes tipos de ocorrência.

 

A simulação reproduziu um cenário de princípio de incêndio na parte interna do complexo, na entrada, com uma vítima fictícia. A operação envolveu desde o acionamento das equipes do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM), evacuação dos funcionários, atendimento pré-hospitalar à vítima e combate ao incêndio. 

 

Durante o simulado, também foi utilizado um drone operacional adquirido pela corporação, o que possibilitou uma avaliação aérea da ocorrência, contribuindo para a agilidade e a precisão das ações.

 

Ao todo, foram empregadas três viaturas operacionais, além daquelas que prestaram apoio.

 

O comandante do 2º BBM, tenente-coronel BM Heitor Alves de Souza, explicou que a atividade integra um plano estratégico de capacitação voltado para operações em empresas de grande porte, com a intenção de garantir que os militares estejam mais preparados, com os procedimentos específicos de resposta em ambientes complexos.

 

A planta da Marfrig possui cerca de 5 mil funcionários, sendo o maior complexo frigorífico da América do Sul.

 

“O objetivo do exercício foi testar e aprimorar os conhecimentos relacionados ao combate a incêndio e à evacuação de vítimas. Para isso, mobilizamos toda a equipe, incluindo a de combate a incêndio urbano e a unidade de resgate. Também utilizamos o drone de combate a incêndio para demonstrar a eficiência desse equipamento no enfrentamento de ocorrências urbanas. Ter a oportunidade de atuar em uma empresa desse porte nos possibilita testar e aprimorar nossas técnicas, mantendo a prontidão das guarnições para situações reais”, explicou. 

 

O coordenador de Segurança do Trabalho da Marfrig, Magno do Santos Silveira, destacou a importância da parceria com a corporação, especialmente durante a Semana Global de Prevenção de Acidentes do Trabalho, promovida pela empresa.

 

Essas ações, segundo ele, têm como finalidade capacitar os colaboradores para que saibam como prevenir e também reagir em situações reais de emergência.

 

“Simulamos um cenário de incêndio para treinar nossa equipe e também atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros, avaliando o tempo de resposta e a efetividade da ação. Essa parceria é de extrema importância para nós e vem se fortalecendo a cada ano, graças ao trabalho iniciado lá no começo, quando a Marfrig assumiu esta planta”, destacou.

 

Já o gerente de Manutenção do Complexo de Várzea Grande, Ademar Soares, também reforçou a relevância da iniciativa, não apenas para aumentar a segurança da empresa e dos colaboradores, mas também para promover melhorias nos processos internos.

 

“Vimos nessa ação uma oportunidade de torná-la mais prática, permitindo que as pessoas vivenciem a experiência e assimilem melhor no dia a dia. Além disso, buscamos evoluir como fábrica: cronometramos o tempo de resposta, o que nos ajuda a identificar pontos de melhoria. Assim como somos responsáveis por vidas aqui dentro, os bombeiros também demonstram prontidão para qualquer eventualidade. Temos uma grande admiração por esse trabalho, e tudo o que pudermos fazer para melhorar nessa área, estaremos sempre dispostos”, concluiu.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia