O presidente em exercício do CRM-MT (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso), Adriano Pinho, determinou a abertura de sindicância para investigar a morte da estudante de medicina Ana Carolina Aguiar de Lima, de 20 anos, em Cuiabá. Ela faleceu na terça-feira (15), após 11 dias internada na UTI em decorrência de uma parada cardiorrespiratória sofrida após passar por três cirurgias estéticas.
Conforme revelado até o momento, Ana Carolina foi diagnosticada com morte cerebral no Hospital Santa Rosa, para onde havia sido transferida por causa da piora em seu quadro de saúde no Hospital Santa Helena, unidade de saúde em que fez os procedimentos estéticos no dia 4 de julho.
"O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) informa que instaurou, de ofício, sindicância para apurar as circunstâncias da morte da jovem Ana Carolina Aguiar de Lima, de 20 anos, que faleceu no último dia 15 de julho em Cuiabá. Ana teve complicações após passar por um procedimento cirúrgico, realizado no último dia 4 de julho. A sindicância, conforme estabelecido pelo Código de Ética Médica, seguira sob sigilo", divulgou a entidade.
As penalidades que podem ser aplicadas por um conselho de medicina incluem advertência confidencial, censura confidencial, censura pública, suspensão do exercício profissional e, em casos mais graves, a cassação do registro profissional.
Na quarta-feira (16), o Hospital Santa Helena divulgou uma nota na qual explicava que Ana Carolina foi submetida aos procedimentos de mamoplastia redutora e lipoaspiração com lipoenxertia. Na nota, a unidade filantrópica também afirmou que está realizando "avaliações e apurações técnicas internas para aprofundar o entendimento sobre o ocorrido".
O caso ainda não está sendo investigado pela Polícia Civil. No momento da confirmação da morte da jovem, a Polícia não foi acionada para a liberação do corpo.
Morte precoce
Ana cursava medicina na Universidade de Cuiabá. Por meio das redes sociais, o Centro Acadêmico do curso publicou uma nota de pesar. “Ana lutou bravamente, foi e será um milagre eterno entre nós. Sua força e fé uniram corações e nos ensinaram sobre esperança”, declarou o Centro Acadêmico.
O Colégio Salesiano São Gonçalo, onde ela estudou na infância e adolescência, também lamentou a perda. “Com profundo pesar, unimo-nos em oração pelo falecimento de Ana Carolina, nossa ex-aluna salesiana, cuja partida deixa um vazio imenso entre todos que a conheceram e amaram.”
Para homenagear Ana Carolina, a família realizou, na noite de terça-feira, uma roda de oração, seguida do plantio de um ipê. O convite para a celebração foi feito pela mãe da jovem por meio de um vídeo publicado nas redes sociais.
Leia mais:
Estudante de medicina morre aos 20 anos após cirurgia plástica
Amigos e parentes homenageiam jovem: "Imensa dor no coração"
Estudante passou por três procedimentos cirúrgicos, afirma hospital
Polícia ainda não foi acionada, mas caso poderá ser investigado
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|