A empresária Cláudia Ferreira tinha uma carreira estável como designer de unhas em Cuiabá quando decidiu mudar o rumo de sua vida e recomeçar do zero na Europa. Hoje em dia, após três anos na Suíça, a mato-grossense fatura quase R$ 1 mil por unha e busca expandir seus negócios pelo continente.
Com quase 20 anos de profissão e 40 funcionárias, Claudinha (@claudinha_ferreiraoficial), como gosta de ser chamada, possuía uma longa lista de clientes fiéis em seu estúdio no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá. Apesar do sucesso profissional, duas experiências traumáticas a fizeram reavaliar sua vida e criar coragem para um novo passo.
“Sofri dois assaltos no mesmo lugar. O primeiro foi à mão armada e o segundo, eles entraram de madrugada”, contou.
O primeiro assalto ocorreu em novembro de 2021, quando bandidos se passaram por clientes e ameaçaram com armas de fogo funcionários e clientes. Na ocasião, celulares foram furtados e as vítimas obrigadas a realizar transferências via Pix aos assaltantes.
Em retrospecto, Claudinha acredita que o assalto foi planejado.
“Eles sabiam que eu estava viajando, sabiam que era meu marido quem fazia os pagamentos, sabiam que as câmeras não estavam funcionando, sabiam que era dia de pagamento, sabiam tudo. E, um mês depois, eles entraram de madrugada”.
Após os episódios ocasionados pela falta de segurança, a empresária começou a avaliar uma possível mudança para outro país.
“Eu pedi muito a Deus para me tirar do Brasil, porque eu não aguentava mais viver sem segurança”, relata.
Naquela época, Claudinha foi chamada para ministrar uma palestra sobre design de unhas em Genebra e aceitou o convite. Após conhecer a cidade, conversou com o marido e, juntos, decidiram construir uma nova vida no país.
“Quando ele chegou aqui, viu uma oportunidade. Mas não foi fácil largar tudo, porque eu já tinha uma estrutura [no Brasil]. Aqui, tive que recomeçar do zero, voltar a atender, voltar a trabalhar para os outros. Não foi fácil, mas eu sabia que minha vida não ia se resumir a isso”, relata.
Superação e empreendedorismo
“Eu tinha muita vontade de levar minha história para fora, para o Mundo, para tentar ajudar outras pessoas”, afirma.
Com quase 30 mil seguidores nas redes sociais, a empresária faz sucesso ao compartilhar sua rotina como manicure e analisar novas tendências de mercado por meio de seu perfil no Instagram.
Ex-usuária de drogas e vítima de violência doméstica, Claudinha viu na profissão de manicure a oportunidade de sair do ciclo de violência ao qual estava submetida no relacionamento anterior.
Reprodução
A designe de unhas Cláudia Ferreira em uma estação de esqui
Na época, com três filhos pequenos, ela contava com a ajuda do pai, mas, após a morte dele, precisou reunir forças para mudar de vida. Ela então realizou um curso de manicure e começou a ir de casa em casa para adquirir uma carteira de clientes.
Com o passar dos anos, tornou-se referência na prática de design de unhas na Capital.
“Quando perdi meu pai, fui mais para o fundo do poço, mas eu precisava mudar a minha história porque tinha três filhas e não tinha mais meu pai para me ajudar com elas. Então, tive que mudar a minha história. E hoje eu estou recomeçando aqui na Suíça”
Uma das maiores dificuldades, relata, foi a baixa fluência em francês, um dos idiomas oficiais da Suíça. Contudo, após o reinício, Claudinha afirma que não encontrou dificuldades para conquistar a independência financeira.
Atualmente, ela planeja expandir o estúdio para outros países da Europa. De acordo com a manicure, em breve ela deve inaugurar em Portugal um novo empreendimento focado em unhas.
“Foi através das unhas que eu consegui sustentar as minhas filhas, sair de um ciclo de violência doméstica e, através das unhas, também que estou fora do Brasil e posso ter o meu próprio salão”, finaliza.
Leia mais
Manicure se livra de marido abusivo e vira empresária de sucesso
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
1 Comentário(s).
|
Kleber 23.02.25 10h36 | ||||
Garrou as oportunidades a unha, literalmente, as mulheres são muito mais fortes e resiliência, uma fera, como uma onça do pantanal que com sua garra abraçou e agarrou literalmente o mundo, parabéns, Deus continue sempre abençoando sua vida e da sua família. | ||||
|