O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG) segue realizando, nesta quarta-feira (30), a manutenção definitiva na ETA Barra do Pari, que atende o Sistema IV, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 30 bairros da cidade.
Os trabalhos começaram por volta das 14h, com a remoção da curva rompida na adutora de 400 milímetros.
A equipe técnica identificou a necessidade de substituir a peça por um modelo mais robusto, após um reparo emergencial realizado há cerca de um mês e meio não suportar a pressão da rede.
De acordo com o gerente de Saneamento do DAE/VG, João Paulo Lana, a peça original não resistiu à força exercida pela pressão da água na tubulação.
“Agora, estamos colocando uma peça injetada, que é muito mais resistente e adequada para suportar a carga do sistema. Essa nova curva foi projetada com base em cálculos específicos para a situação do local”, explicou.
A antiga curva foi extraída após se romper em três partes e a nova instalação será aplicada por meio de eletrofusão, técnica que garante mais segurança e durabilidade.
“A peça nova tem uma resistência absurda. Essa é uma solução definitiva”, afirmou João Paulo.
Importante destacar que a substituição da peça está sendo feita com apoio da empresa responsável pela construção e implantação da ETA, o que significa que não haverá custo para o DAE, exceto pela mobilização da equipe.
A previsão é de que o trabalho seja concluído até às 3h da manhã desta quinta-feira (31). Após a finalização, o restabelecimento gradual do abastecimento deve ocorrer ao longo da manhã, com normalização prevista até o meio-dia para todos os bairros atendidos pelo Sistema IV.
O DAE reforça que suas equipes estão atuando em força-tarefa, com foco na estabilidade do sistema e no fornecimento seguro de água para a população.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|