Cuiabá, Terça-Feira, 5 de Agosto de 2025
PRIMEIRO SEMESTRE
05.07.2023 | 16h35 Tamanho do texto A- A+

Detran-MT realizou 123 operações de fiscalização de trânsito

Condução de veículo sem licenciamento foi a infração mais registrada no período

Kamila Nascimento/Detran-MT

Fiscalização de trânsito em Cuiabá

Fiscalização de trânsito em Cuiabá

DA REDAÇÃO

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) realizou 123 operações de fiscalização de trânsito na Capital e Várzea Grande no primeiro semestre deste ano. Nas ações, foram abordados 2.256 veículos.

 

A infração mais registrada no período foi a de pessoas conduzindo veículos sem o licenciamento do ano corrente, totalizando 716 flagrantes. 

 

As operações foram realizadas em conjunto com a Polícia Militar, Guarda Municipal de Várzea Grande e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá. 
 

A falta do uso do cinto de segurança por motoristas e passageiros também foi uma infração bastante registrada no período, com 664 flagrantes. O cinto de segurança é um equipamento de retenção obrigatório para todos os ocupantes do veículo.

 

Além disso, 484 condutores foram autuados por direção com calçados que não se firmam aos pés (como chinelos e sandálias sem alças traseiras que comprometem a utilização dos pedais). Flagrantes de inabilitados na condução de veículos também foram recorrentes nas ações, somando 388 autuações.
 

Dirigir sem possuir habilitação é uma infração de trânsito gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 880,41.

 

“Quem dirige sem ser habilitado pode trazer consequências como acidentes, lesões e até morte no trânsito. É uma conduta irresponsável que gera insegurança viária, causando danos a toda sociedade”, destacou a coordenadora de Conformidade Legal do Detran-MT, Kelli Lopes Félix.

 

Nas operações realizadas no semestre também foram flagrados 271 motoristas dirigindo segurando ou utilizando o telefone celular, 82 pessoas conduzindo veículo com a CNH vencida há mais de 30 dias e 57 flagrantes de transporte de crianças em veículo sem observância das normas de segurança estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro.

 

“O Detran em conjunto com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e a Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá trabalham diariamente para conscientizar e coibir condutores infratores que colocam em risco a própria vida e a de terceiros no trânsito. Nossa missão é salvar vidas. Com nossa fiscalização diária agimos de forma educativa e preventiva em prol de um trânsito mais seguro para todos”, concluiu Kelli.
 

Além das operações diárias em Cuiabá e Várzea Grande a equipe da Coordenadoria de Conformidade Legal do Detran-MT também participa das operações integradas Lei Seca que são comandadas pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com apoio das forças de Segurança do Estado. 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia