Cuiabá, Sexta-Feira, 1 de Agosto de 2025
EVENTO
31.07.2025 | 15h35 Tamanho do texto A- A+

Detran-MT reúne mais de 160 despachantes de todo Estado em encontro anual de alinhamento

Foco do evento foi fortalecer laços institucionais, compartilhar boas práticas e aprimorar a execução dos serviços oferecidos

Detran-MT

Ilustração

DA REDAÇÃO

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) promoveu, nos dias 30 e 31 de julho, o Encontro Anual de Despachantes Documentalistas, reunindo 164 despachantes de todo o Estado no auditório da sede da autarquia, em Cuiabá.

 

Esse foi mais um evento organizado pelo Detran no ano de 2025 para alinhamento de informações junto às categorias de credenciados.

 

O foco foi fortalecer os laços institucionais, compartilhar boas práticas e aprimorar a execução dos serviços oferecidos à população mato-grossense.

 

Nos dois dias de evento foram abordados temas como: critérios para credenciamento e renovação para despachantes; condutas e responsabilidades administrativas do credenciado despachante; procedimento na regularização de veículos; vistoria veicular e alteração de característica; assinaturas digitais e manual de procedimento; manual de procedimento e atendimento às demandas de credenciados e a portaria nº 344/2023.

 

Para o presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas de Mato Grosso, Edu Laudi Pascoski, o evento foi uma oportunidade de fazer com que a atividade do despachante possa ser cada vez mais fortalecida nessa parceria com o Detran.

 

“Viemos para dialogar, trocar informações e ouvir do Detran tudo que vem sendo implementado de inovação, tecnologia, para fazer com que o serviço que levamos ao cidadão seja cada vez mais de qualidade. Somos um grande parceiro do Detran e facilitadores da vida do cidadão”, disse.

 

O diretor de Habilitação e Veículos do Detran, Alessandro de Andrade, lembrou que o órgão vem promovendo encontro com todos os credenciados para estreitar os laços e levar informações padronizadas do Detran para todos.

 

“O Detran vem investindo bastante em tecnologia, desburocratizando seus processos, e é importante que estejamos alinhados. No evento pudemos ouvir a categoria, que são profissionais que estão na ponta, lidando com o cidadão, e podem nos passar as dificuldades do dia a dia, de sistema e o que o Detran precisa melhorar. A promoção desses encontros é uma oportunidade de explanarmos o que tem sido alterado, seja em legislação, seja em sistema, e também ouvir as categorias para que possamos aprimorar e melhorar nossos processos”, destacou o diretor.

 

Durante o evento, o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressaltou que, atualmente, a autarquia conta com mais de cinco mil credenciados no Estado.

 

“Todos são agentes públicos que têm a responsabilidade de levar ao cidadão um serviço seguro e ágil. Os despachantes documentalistas exercem um papel fundamental junto ao Detran-MT e, graças ao trabalho deles, conseguimos garantir a presença do Detran em cada canto do Estado, ofertando serviços de registro de veículos à população”, falou.

 

Atualmente o Detran conta com 179 despachantes credenciados junto à Autarquia.

 

O despachante de trânsito é a pessoa física ou jurídica habilitada para a representação de seus clientes junto ao Detran, sendo que o exercício da atividade, denominação e título de despachante são privativos daqueles habilitados e devidamente credenciados pela autoridade competente.

 

Esses profissionais têm a autonomia para executar serviços junto à Autarquia como os relacionados a veículos e habilitação. O cidadão que deseja contratar o serviço de um despachante credenciado pode buscar a lista no site do Detran, pelo link CLIQUE AQUI.

 

Confira AQUI como foi o encontro. 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia