Cuiabá, Quinta-Feira, 31 de Julho de 2025
PRIMEIRO DO BRASIL
12.06.2025 | 15h27 Tamanho do texto A- A+

Empresário de MT compra avião de luxo avaliado em R$ 138 mi

Valdinei de Souza ganhou destaque na aviação executiva ao adquirir um Cessna Citation Longitude

Reprodução

Aeronave modelo Cessna Citation Longitude; no detalhe, o empresário Valdinei Souza, primeiro a comprar o modelo no Brasil

Aeronave modelo Cessna Citation Longitude; no detalhe, o empresário Valdinei Souza, primeiro a comprar o modelo no Brasil

DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO

O empresário mato-grossense Valdinei Mauro de Souza, conhecido como Nei Garimpeiro, ganhou destaque no meio da aviação executiva nacional ao adquirir, no mês passado, um Cessna Citation Longitude, um jato executivo fabricado pela Textron Aviation e avaliado em U$ 25 milhões (R$ 138 milhões). Foi a primeira aeronave do modelo comprada no Brasil. 

 

Na semana passada, a Tam Viação Executiva entregou o avião ao empresário, em uma recepção para poucos convidados.

 

"Importada pela Comexport, a aeronave representa um novo marco na aviação executiva nacional, elevando o padrão dos jatos de médio porte com desempenho excepcional, conforto incomparável e tecnologia de ponta", escreveu a empresa em seu perfil.

 

A aeronave tem capacidade para acomodar até 12 passageiros, autonomia de mais de 6.400 km, com capacidade de combustível de 726 kg (veja mais detalhes AQUI).

 

O perfil Bilionários Club, no Instagram, fez uma homenagem ao empresário, elogiando a trajetória dele. "Nascido em Nortelândia, no Mato Grosso, Valdinei veio de uma família humilde e enfrentou muitas dificuldades ao longo da vida. Mas com trabalho, fé, coragem e uma visão empreendedora, transformou sua realidade", diz a página.

 

Reprodução

nei moto com aviao

O empresário posando em frente ao avião

"Hoje, Valdinei comanda a Fomentas Mining Company, uma holding que administra operações relevantes no Brasil, sempre buscando tornar a mineração mais sustentável, eficiente e responsável."

 

Alvo de buscas

 

Em 2022, Valdinei foi um dos alvos da Operação Hermes, da Polícia Federal, que mirou um suposto esquema de contrabando e uso de mercúrio ilegal na produção de ouro.

 

No final daquele ano, o empresário foi alvo de mandato de busca e apreensão em sua residência, em Cuiabá, e teve bens bloqueados.

 

Em novembro de 2023, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) acolheu um pedido de sua defesa e liberou seus bens. O empresário alegou que comprou o mercúrio de uma empresa legalizada - e que suas empresas não causam dano ao meio ambiente.

 

Veja as características da aeronave:

 

cessna caracteristicas

 

Vídeos: 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Ronaldo Acosta  13.06.25 08h22
Parabéns! A Resiliência faz uma pessoa de sucesso acreditar em si mesmo, não nos homens.
31
25