Cuiabá, Quarta-Feira, 9 de Julho de 2025
CONTRA ABUSOS
08.07.2023 | 08h09 Tamanho do texto A- A+

Engajada, Miss MT tenta coroação nacional em concurso em SP

Bárbara Reis, de 25 anos, foi violentada na infância e hoje tem um projeto de concientização

Divulgação

A Miss Universo Mato Grosso, Bárbara Reis

A Miss Universo Mato Grosso, Bárbara Reis

ANGÉLICA CALLEJAS
DA REDAÇÃO

Um passado turbulento e marcado pela violência sexual foi decisivo para que a estudante Bárbara Reis, de 25 anos, eleita Miss Universo Mato Grosso 2023, levantasse a bandeira contra esse tipo de crime perpetrado contra centenas de milhares de crianças por todo o País.

 

É com essa história de luta - além de sua beleza - que ela sobe hoje ao palco para concorrer ao Miss Brasil Universo, que acontece em São Paulo.

 

Segundo um boletim divulgado em maio deste ano pelo Ministério da Saúde, de 2015 a 2021 houve 202.948 notificações de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. 

 

Deste total, 83.571 dos casos foram contra crianças de 0 a 9 anos, e 119.377 contra adolescentes de 10 a 19 anos. 

 

Em ambas as faixas etárias, foi constatado que a maioria dos agressores são homens, familiares e conhecidos, sendo a residência das vítimas o local mais comum onde ocorrem os abusos.

 

Este também foi o caso de Bárbara, que foi violentada dos 8 aos 16 anos dentro de casa, até conseguir encontrar forças para denunciar o sofrimento que por anos passou em silêncio.

 

Foi na coroação do concurso, ocorrido em maio deste ano, que a miss decidiu contar sobre sua história, e assim explicar a importância da conscientização sobre o abuso sexual infantil. 

 

Assim, tendo em mente que era esse um dos objetivos de sua vida, ela criou o projeto Desi (Descomplicando Educação Sexual Infantil), que busca, de forma educativa, falar sobre a prevenção e o combate à violência sexual na infância.

 

“Eu não queria falar apenas “denuncie”, porque se fosse só isso eu não teria demorado oito anos para denunciar. Quero evitar que isso aconteça com outras crianças”, disse ela em entrevista à Folha de São Paulo.

 

“Eu poderia ter evitado muita coisa se o conhecimento tivesse chegado até mim, se eu soubesse que meu corpo é meu e ninguém pode tocar, que eu não tinha culpa”.

 

Concurso Miss Universo Brasil

 

Atualmente, Bárbara está confinada em São Paulo, onde participará da final do Miss Universo Brasil, neste sábado (8). 

 

Assim como de praxe, toda miss deve defender uma causa social, e a mato-grossense espera poder divulgar seu projeto no palco que tem visibilidade nacional. 

 

“Se eu tiver essa chance, terei cumprido o objetivo que eu mais quero, que é colocar essa causa em evidência”.

 

Caso vença, Bárbara deve receber um prêmio de mais de R$ 150 mil, e será a representante brasileira no Miss Universo, que acontece em dezembro, em El Salvador.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia