Cuiabá, Terça-Feira, 19 de Agosto de 2025
EM AMBIENTES ESCOLARES
19.08.2025 | 17h16 Tamanho do texto A- A+

Escola Técnica Estadual de Cáceres lança projeto de conscientização sobre parasitas

Ação idealizada por professor da instituição visa unir educação, saúde e cidadania

Reprodução

Palestra já tem sido levada a escolas do município de Cáceres

Palestra já tem sido levada a escolas do município de Cáceres

DA REDAÇÃO

A Escola Técnica Estadual de Cáceres, instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), anunciou o lançamento do projeto de extensão “Educação e Conscientização sobre Parasitas em Ambientes Escolares”, que levará ações educativas e assistenciais para a população da região.

 

O projeto surgiu a partir da dissertação de mestrado do professor da instituição Bruno Tiago Pessoa, que identificou vulnerabilidades socioambientais e de saúde em populações do Pantanal mato-grossense em decorrência de parasitas.

 

Com formação em Farmácia e Mestrado em Ciências Ambientais, o professor tem o objetivo de promover ações para transformar conhecimento acadêmico em impacto social. A iniciativa é voltada principalmente para estudantes da Escola Municipal Eduardo Benevides Lindote e seus familiares.

 

Pais, crianças e demais moradores são convidados a participar das reuniões, receberem kits de apoio e contribuírem com relatos de suas vivências.

 

Através de atividades educativas e de acompanhamento que ocorrerão ao longo da execução, a ação irá atuar na prevenção de doenças e no fortalecimento da consciência ambiental.

 

“Sinto-me realizado tanto como profissional quanto como mestrando. Vivenciei o dia a dia na escola, estive com as crianças, ouvi os pais e pude ver a alegria da comunidade ao receber um projeto que realmente se concretizou e levou saúde e cuidado”, relatou o professor Bruno.

 

Além do idealizador do projeto, participam também professores, estudantes da área da saúde (técnico em análises clínicas e técnico em enfermagem da Escola Técnica Estadual), lideranças comunitárias e familiares das crianças atendidas em parceria com instituições locais.

 

O apoio financeiro dos materiais para realização dos exames parasitológicos é da unidade de Cáceres "Professor Adriano Silva".

 

A primeira etapa do projeto recebeu apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e do Laboratório de Biologia Parasitária (Labpar), assim como a Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Saúde, que ofereceram suporte institucional, fornecimento de medicamentos e acompanhamento técnico.

 

Com o início da segunda fase, o projeto segue com apoio da Prefeitura Municipal de Cáceres.

 

Segundo o professor Bruno, a Escola Técnica Estadual assumiu um papel de destaque ao articular essas parcerias e ampliar o alcance das ações, levando assistência em saúde de qualidade às famílias da comunidade do Jardim das Oliveiras, onde está localizada a escola parceira.

 

“Este projeto mostrou, de forma clara, a necessidade de investir em estratégias de comunicação e engajamento que envolvam não apenas os alunos, mas também seus familiares. Ao mesmo tempo, comprovou que ações colaborativas e interdisciplinares são capazes de gerar impactos significativos e duradouros, mesmo diante de limitações e desafios”, completou o professor.

 

O início oficial ocorreu em 14 agosto com a primeira reunião realizada para esclarecimentos junto aos pais.

 

No dia 26, será feita a entrega dos kits de apoio e as demais atividades educativas, tais como avaliações de saúde e devolutivas estão previstas para setembro, conforme os laudos ficarem prontos.

 

Para mais informações entre em contato com a unidade escolar através do e-mail, [email protected]. Ou pelo instagram @etecaceres.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia