Cuiabá, Sábado, 9 de Agosto de 2025
OFICIALIZADO
08.08.2025 | 17h10 Tamanho do texto A- A+

Estado transfere prédio do Nilo Póvoas para Cuiabá montar complexo para autistas e neurodivergentes

O espaço será transformado em um complexo voltado ao atendimento de crianças, adolescentes e adultos autistas

Rennan Oliveira

Ilustração

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá deu um passo histórico nesta sexta-feira (8) para a inclusão e o acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências.

 

Em cerimônia no Palácio Paiaguás, a primeira-dama e vereadora Samantha Iris, o prefeito Abilio Brunini e o vice-governador Otaviano Pivetta assinaram o acordo de cooperação que transfere oficialmente ao município a gestão do antigo Colégio Estadual Nilo Póvoas, localizado no centro da capital.

 

O espaço será transformado em um complexo voltado ao atendimento de crianças, adolescentes e adultos autistas. A proposta é oferecer estrutura integrada para inclusão social, educação, saúde, esporte e lazer, além de ampliar a rede de apoio às famílias.

 

"Esse é um presente para Cuiabá. Vamos fazer do antigo Nilo Póvoas uma das maiores casas do autismo no Brasil, com um centro que vai acolher desde crianças até adultos, com respeito, dignidade e inclusão", afirmou a primeira-dama Samantha Iris, responsável por articular a cessão do prédio junto ao Governo do Estado.

 

O prefeito Abilio Brunini destacou o potencial transformador do projeto:

 

“Queremos atender o máximo de pessoas possível, com um espaço especializado, cheio de possibilidades, que vai trabalhar a inclusão de forma real e concreta. É um grande passo que damos para transformar Cuiabá em referência estadual e nacional no cuidado com pessoas autistas”.

 

O vice-governador Otaviano Pivetta ressaltou a importância da parceria entre Estado e município:

 

“Sabemos que os municípios, por estarem mais próximos da população, têm melhores condições de executar projetos como esse. E o Governo do Estado está aqui para apoiar. Essa ideia nasceu com a dona Virgínia e agora se materializa com a dedicação da Samantha. É uma causa nobre, que merece todo o nosso esforço.”

 

O prédio do antigo colégio conta com dois pavimentos, anfiteatro, quadra poliesportiva e dezenas de salas, o que permitirá a implantação de múltiplos serviços. A Prefeitura já articula novas parcerias para viabilizar a reestruturação do local.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia