Cuiabá, Quarta-Feira, 3 de Dezembro de 2025
PROTAGONISMO JUVENIL
03.12.2025 | 15h35 Tamanho do texto A- A+

Estudante: “Me sinto mais preparada a orientar meus colegas e usar as redes com mais responsabilidade”

Primeira edição do projeto Estudante – Cidadão do Futuro mobilizou 10 escolas estaduais e deu voz a 150 estudantes

Secom-MT

Projeto Estudante – Cidadão do Futuro envolveu 10 escolas estaduais e 150 alunos da rede pública

Projeto Estudante – Cidadão do Futuro envolveu 10 escolas estaduais e 150 alunos da rede pública

DA REDAÇÃO

Para muitos adolescentes, postar, curtir e compartilhar faz parte da rotina. Mas, para os estudantes que lotaram o Palácio Paiaguás nesta terça-feira (02.12), estar conectado ganhou um novo significado: responsabilidade, cuidado com o outro e consciência cidadã. 

 

Eles foram os protagonistas da cerimônia de premiação da 1ª edição do projeto Estudante – Cidadão do Futuro, que envolveu diretamente 10 escolas estaduais e 150 alunos da rede pública.

 

Desenvolvido pela Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o projeto tem como objetivo colocar os jovens no centro da discussão sobre ética digital, cidadania e uso responsável da internet. 

 

Nesta edição, o desafio final foi a produção de vídeos, com até três minutos, sobre o tema. As produções somadas ultrapassaram 180 mil visualizações nas redes sociais.

 

O primeiro lugar ficou com a Escola Estadual Estevão Alves Corrêa, autora do vídeo “Suas atitudes online têm impacto no mundo real”, que conecta comportamentos nas redes às consequências no dia a dia. A escola recebeu R$ 3 mil, destinados ao grêmio estudantil.

 

Para o professor de Geografia Adrião da Costa Monteiro, trabalhar cidadania e ética na internet com os alunos foi uma oportunidade de aproximar a escola do universo digital em que eles já vivem. Ele destaca que, ao entenderem melhor o tema, os estudantes passam a refletir mais antes de publicar qualquer conteúdo.

 

Aluna do 2º ano do Ensino Médio, Ana Júlia do Nascimento, 17 anos, confirma essa mudança de olhar na escola Estevão Alves Corrêa. Ela conta que, embora os jovens estejam conectados o tempo todo, nem sempre se atentam às regras e às consequências do que postam.

 

“Agora”, diz ela, “se sente mais preparada para orientar os colegas e usar as redes com mais responsabilidade”.

 

Em segundo lugar, a Escola Estadual Dione Augusta Silva Souza apresentou o vídeo “Menos Tela: Mais Cena”, que discute a nomofobia e o uso excessivo do celular. A escola recebeu R$ 2 mil.

 

Segundo o professor de História e orientador do Grêmio Estudantil Geração Alpha, Caio Cobianchi da Silva, o projeto da Dione Augusta movimentou a escola inteira e fez os jovens olharem para seus próprios hábitos digitais.

 

Ele ressalta que, ao perceberem que tudo o que produzem e consomem nas plataformas tem impacto direto na vida real, os estudantes passaram a questionar como e por que usam o celular.

 

 

Thayná Ribeiro da Silva, 16 anos, aluna do 1º ano do Ensino Médio, conta que a participação no projeto a ajudou a entender melhor por que o uso do celular em sala de aula precisa ter limites.

 

Para ela, ficar na internet fora do contexto da aula prejudica tanto o aprendizado quanto a saúde emocional. “Celular na mão, só na hora certa” foi a lição que ela leva desse processo.

 

A terceira colocação foi para a Escola Estadual José Leite de Moraes, com o vídeo “Cidadania Digital: o que você faz quando ninguém está vendo?”, que chama atenção para o compartilhamento indevido de imagens e a disseminação de fake news. A escola recebeu R$ 1 mil.

 

Professor de Inglês e orientador do Grêmio Zé Leite, Matheus Felipe de Souza Barros destaca que a proposta dialoga com a pegada sustentável e cidadã já presente na escola, que desenvolve vários projetos voltados à sustentabilidade, ao esporte, ao civismo e ao protagonismo estudantil.

 

Para a estudante Joana Gomes, 17 anos, do 1º ano do Ensino Médio, participar da criação do vídeo foi como viver uma aula de campo ampliada: do roteiro à edição final, todo o processo fez com que ela e os colegas aprendessem na prática sobre responsabilidade digital, conhecimento que ela pretende multiplicar entre os estudantes da escola.

 

Além dos prêmios em dinheiro, as três escolas vencedoras receberam um kit de gravação composto por um iPhone 13, refletor e microfone.

 

Os integrantes das equipes premiadas ganharam ainda fones de ouvido Bluetooth e um Smartwatch cada. Todos os demais estudantes participantes receberam certificados e fones de ouvido Bluetooth.

 

Os professores orientadores das equipes vencedoras foram contemplados com um aparelho celular, e as demais escolas inscritas também receberam kits de gravação com celular, refletor e microfone, fortalecendo a estrutura para que os próprios jovens continuem produzindo conteúdo educativo.

 

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, iniciativas como o Estudante – Cidadão do Futuro reforçam o protagonismo juvenil e aproximam a escola da realidade digital dos adolescentes.

 

Durante a cerimônia, o controlador-geral do Estado, Paulo Farias, enfatizou que o projeto é decisivo para difundir a cultura de integridade e fortalecer a formação cidadã no ambiente escolar.

 

O projeto

 

O Estudante – Cidadão do Futuro é uma iniciativa da CGE-MT em parceria com a Seduc e apoio da Secom, Sefaz, Receita Federal e Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

 

Lançado em outubro, o projeto contou com apresentações teatrais, palestras, oficinas e visitas guiadas ao Centro Político-Administrativo, à sede da CGE-MT e ao TRE-MT.

 

Cerca de 1.700 estudantes foram impactados pelas ações. A escolha dos vídeos vencedores considerou a combinação entre a votação popular nos perfis da CGE e da Seduc e a análise técnica feita por especialistas, garantindo espaço tanto para a voz do público quanto para critérios de qualidade e pertinência do conteúdo produzido pelos estudantes.

 

 

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